CulturaHistórias TopPelotas

Eudóxia de Barros tocará piano em Pelotas

Nesta sexta-feira (8), a partir das 19h30, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, a pianista Eudóxia de Barros realizará recital em comemoração ao centenário da unidade. O evento é promovido pelo Sesc Pelotas, com apoio da UFPel, Conservatório de Música e ASSAMCON. A coordenação é do professor Marcelo Macedo Cazarré. Entrada franca.

Eudóxia de Barros

Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista.

Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais.

Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVD . São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado.

Foi eleita membro da Academia Brasileira de Música em 1989, ocupando a cadeira número 14 do patrono Elias Álvares Lobo. É co-fundadora e Presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984.

Escreveu um livro de “Técnica Pianística”, publicado pela Editora Ricordi/Musicalia, já na 2ª edição.

Ao longo de sua carreira Eudóxia lançou trinta e um LPs, quinze CDs e dois DVDs . Foi convidada pela COMEP (Comunicação Edições Paulinas ) a gravar a obra integral para piano do compositor Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015 e que a partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela porque sempre tocaram obras do compositor; o lançamento dessa coleção ocorreu em 23 de setembro de 2017, ano em que o compositor estaria completando 90 anos em março.

Eudóxia ganhou muitos prêmios, inclusive um “Disco de Ouro” em 1975. Ela coordenou o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda que se realizou em Dezembro de 2015 em São Paulo ; no seu site www.eudoxiadebarros.com.br ainda se pode obter todas as músicas do compositor, para serem escolhidas e impressas.

Em setembro de 2016 lançou seu livro biográfico intitulado “VALEU A PENA?  Conversando com Eudóxia de Barros, idealizado e escrito por Rosângela Paciello Pupo, editado pela MUSIMED, de Brasília.

Tags
Ver Mais

Conteúdos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close