CulturaOpinião

Ler não é o bastante

Ler é importante, mas não basta. Você precisa pensar por conta própria, ainda que chegue a uma conclusão já pensada.

Schopenhauer dizia que a peruca simboliza com perfeição o falso intelectual. Em suas palavras “trata-se de homens que adornam a cabeça com uma rica massa de cabelo alheio porque carecem de cabelos próprios”.

Tenho pavor de textos com muitas citações. Evidentemente, também desprezo o plágio. A grande diferença é que este é imoral e aquelas, em muitos casos, demonstram incapacidade de pensar por conta própria.

E não se diga ser hipocrisia embasar o meu argumento no de outra pessoa. Isso significa que você não entendeu nada do que eu escrevi até agora. Eu cheguei a essa conclusão. Ela também é minha!

Assim como quando diz que “apenas os pensamentos próprios são verdadeiros e têm vida, pois somente eles são entendidos de modo autêntico e completo. Pensamentos alheios, lidos, são como as sobras da refeição de outra pessoa, ou como as roupas deixadas por um hóspede na casa”.

Não significa dizer que devamos parar de ler. Não é esse o ponto. A questão que se coloca, e com ela finalizo, é que precisamos de tempo para pensar, ainda que cheguemos a conclusões já pensadas.

Tags
Ver Mais

Conteúdos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close