Empresa & ConsumoGastronomiaHistórias Top

Receita do Minduim: Cassoulet Campeiro

O “cassoulé” é um preparo popular na república europeia dos franceses. Os ingredientes são fáceis de encontrar nas vendas e armazéns da Princesa.

Alguns acham que se trata de uma feijoada branca, mas é típico do interior da França, onde aparece le confit du canard (pato) com um dos ingredientes principais, todavia não encontro esta iguaria nem no mercado e nem nos armazéns e assemelhados da Princesa.

Para um preparo familiar vais precisar de:

  • 300 g de feijão branco, umas 400 gramas de charque (se aquele amigo que tem campo conseguir um de ovelha… ótimo),
  • 150 gramas de bacon carnudo.
  • Para dar cor e gosto, uma cenoura brilhosa, duas 2 cebolas bonitas e alguns dentes de alho, uns 3 tomates, caldo de galinha,
  • O gosto se apura com tomilho, folha de louro, cravos, e a picância, com pimenta calabresa.
  • O acabamento com azeite de oliva, azeitona verde, e salsinha e ovos cozidos.
  • Ah… sal a gosto!

Buenas, cozinhe o charque demolhado dum dia para o outro, cortado em cubos, por meia hora, junte algum dentes de alho, pouca água. Cozinhe então o feijão, devidamente lavado, com o louro, a cenoura cortada rodela grossas, as cebolas com os cravos espetados, o tomilho, o caldo de galinha e água até a altura do feijão.

Deixar em fogo baixo, e desligar quando os grãos sequedarem firmes, porém cozidos.

Frite no azeite o bacon em cubinhos, acrescente o charque escorrido, deixe agregar cor e gosto. Acrescente o restante do alho laminado, os tomates picados e as cebolas do cozimento picadas… “descravizadas”. Pode colocar uma ou duas conchas do caldo do feijão para dar sustança.

Quando o tomate desmanchar, tempere com sal e pimenta calabresa. Despeje a fritada no feijão e aqueça em fogo médio. Verifique o gosto e me cuide para o feijão não se desmanchar em demasia.

Pratos fundos na mesa, acrescentando azeite de oliva, ovo picadinho, azeitonas e salsa picadinhas, torradinhas ou pão novinho para raspar o prato…

Tags
Ver Mais

Conteúdos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close