Connect with us

Pelotas e RS

UFPel faz primeira transferência de tecnologia à empresa

Publicado

on

A UFPel fez sua primeira transferência de tecnologia.

Os resultados da pesquisa Produção Industrial de Toxinas de Clostridium spp em Escherichia Coli, para Aplicação em Vacinas Veterinárias, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade, foram transferidos para a empresa Biovet, com sede em São Paulo.

A empresa está pagando pela transferência e depois a UFPel receberá royalties sobre a comercialização dos produtos finais, vacinas a serem usadas contra doenças como botulismo e enterotoxemia.

“É um marco para a Universidade”, observou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, ao receber diretores do laboratório paulista, na tarde desta segunda-feira, na Reitoria.

“Mesmo sendo algo ainda pouco frequente nas universidades, a transferência de tecnologia para o setor empresarial, é uma tendência. Esta é uma primeira experiência que vai nos ajudar muito na elaboração da nossa Política de Inovação, que deverá ser levada para apreciação do Conselho Universitário”, disse o coordenador de Inovação Tecnológica, Vinicius Campos.

Vinicius recordou ainda que a “transferência de tecnologia” é um dos critérios de avaliação da Capes, quando da análise dos programas de pós-graduação. “E é uma alternativa de geração de recursos para a Universidade, hoje tão escassos”, considerou.

Do pagamento pela transferência, um terço dos valores vão para o pesquisador e equipe, um terço para a unidade acadêmica e um terço para a Coordenação de Inovação Tecnológica, recursos que serão usados em atividades de desenvolvimento da inovação na UFPel.

A Universidade deverá criar um portfólio de patentes para publicizar as 157 já depositadas no INPI e as quatro já concedidas.

Presentes no encontro, os diretores da Biovet, Marcelo Zuanaze, Jony Yoshida e Sandra Barioni. Eles disseram que, se tudo der certo, dentro de dois ou três anos os produtos oriundos da pesquisa deverão estar colocados no mercado.  A empresa atua no mercado há 60 anos.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading