Connect with us

Brasil e mundo

Frida, as formigas e 2019

Publicado

on

Frida Kahlo era casada com o pintor Diego Rivera, amigo do Trotsky e os dois ‘pegavam’ a Frida.

– A Frida pegava os dois, você quer dizer.

– Isso.

Meu amigo me contava a série que passa na TV sobre a vida de Trotsky, que após a vitória da Revolução Russa foi promover a “revolução permanente” em outros países até ser morto no México a mando de Stálin. Qual a relevância de histórias do século passado para o 2019 que se inicia?

Uma fila de formigas subia carregando folhas imensas, em relação ao tamanho delas, trabalhando de modo disciplinado, num esforço conjunto com dedicação individual.

– Cara, olha o tamanho dessas folhas!

– Mas não devem ser folhas pesadas.

– Mesmo assim, tem vento e são muito maiores do que elas!

Meu amigo sociólogo não estava interessado nas formigas e eu me esforcei para me interessar pela política. E o sucesso da China?

– Foi com a abertura da economia, eles tem um Capitalismo de Estado, tem propriedade privada, apesar do controle político estatal.

O mundo é cada vez mais governado pelo pragmatismo econômico, a política terá relevância ante a economia?

Lembrei do meu pai, um observador atento da natureza. Tínhamos um quintal com muitas árvores frutíferas, meu pai se criou no interior, sabia plantar, entendia de animais também, assistia National Geographic.

As verdades da natureza parecem mais consistentes. O ser humano pode querer revolucionar o mundo, mas é inegavelmente instintivo, luta pela sobrevivência antes de tudo. Em 2019 as pessoas vão continuar brigando por política, mas o pano de fundo dessa briga é “em que mundo eu me sinto mais seguro?”.

A natureza tem histórias fantásticas, que não canso de contar. A do engenheiro que estava na Amazônia com sua equipe e foi alertado pelo pescador que as margens do rio iam subir com as chuvas.

– Obrigado, mas nossos equipamentos não indicam chuva.

De madrugada tiveram de erguer acampamento, com chuva torrencial e o rio transbordando. O engenheiro ficou intrigado. Quando voltou a ver o pescador, quis saber como ele podia saber algo que os instrumentos não detectaram? O pescador explicou que as formigas tavam se mudando do formigueiro de baixo para o de cima, o que elas sempre fazem quando vai chover, e que esse “instrumento” não falha nunca.

Em 2019, se meus instrumentos não falham, as pessoas vão se guiar mais por seus instintos do que pelas teorias. Tudo indica um ano pragmático. E a revolução dos costumes já aconteceu, Frida virou meme.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading