Connect with us

Brasil & Mundo

Frida, as formigas e 2019

Publicado

on

Frida Kahlo era casada com o pintor Diego Rivera, amigo do Trotsky e os dois ‘pegavam’ a Frida.

– A Frida pegava os dois, você quer dizer.

– Isso.

Meu amigo me contava a série que passa na TV sobre a vida de Trotsky, que após a vitória da Revolução Russa foi promover a “revolução permanente” em outros países até ser morto no México a mando de Stálin. Qual a relevância de histórias do século passado para o 2019 que se inicia?

Uma fila de formigas subia carregando folhas imensas, em relação ao tamanho delas, trabalhando de modo disciplinado, num esforço conjunto com dedicação individual.

– Cara, olha o tamanho dessas folhas!

Publicidade

– Mas não devem ser folhas pesadas.

– Mesmo assim, tem vento e são muito maiores do que elas!

Meu amigo sociólogo não estava interessado nas formigas e eu me esforcei para me interessar pela política. E o sucesso da China?

– Foi com a abertura da economia, eles tem um Capitalismo de Estado, tem propriedade privada, apesar do controle político estatal.

O mundo é cada vez mais governado pelo pragmatismo econômico, a política terá relevância ante a economia?

Lembrei do meu pai, um observador atento da natureza. Tínhamos um quintal com muitas árvores frutíferas, meu pai se criou no interior, sabia plantar, entendia de animais também, assistia National Geographic.

As verdades da natureza parecem mais consistentes. O ser humano pode querer revolucionar o mundo, mas é inegavelmente instintivo, luta pela sobrevivência antes de tudo. Em 2019 as pessoas vão continuar brigando por política, mas o pano de fundo dessa briga é “em que mundo eu me sinto mais seguro?”.

Publicidade

A natureza tem histórias fantásticas, que não canso de contar. A do engenheiro que estava na Amazônia com sua equipe e foi alertado pelo pescador que as margens do rio iam subir com as chuvas.

– Obrigado, mas nossos equipamentos não indicam chuva.

De madrugada tiveram de erguer acampamento, com chuva torrencial e o rio transbordando. O engenheiro ficou intrigado. Quando voltou a ver o pescador, quis saber como ele podia saber algo que os instrumentos não detectaram? O pescador explicou que as formigas tavam se mudando do formigueiro de baixo para o de cima, o que elas sempre fazem quando vai chover, e que esse “instrumento” não falha nunca.

Em 2019, se meus instrumentos não falham, as pessoas vão se guiar mais por seus instintos do que pelas teorias. Tudo indica um ano pragmático. E a revolução dos costumes já aconteceu, Frida virou meme.

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil & Mundo

Banco do Brasil faz mutirão de renegociação de dívidas

Também será possível descontos nas taxas de juros e prazo de até 100 meses

Publicado

on

O Banco do Brasil (BB) começa nesta segunda-feira (6) um mutirão de negociação de dívidas que vai até o dia 17 de dezembro, com descontos de até 95% para pagamento à vista das dívidas vencidas. Também será possível descontos nas taxas de juros e prazo de até 100 meses para renegociação a prazo de operações vencidas, conforme o banco.

“As condições estão disponíveis para mais de 3,5 milhões de clientes – pessoa física, produtor rural e pessoa jurídica, que possuam dívidas inadimplidas oriundas de operações de crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial e outras”, diz nota da instituição financeira.

Para fazer a negociação os clientes podem procurar as agências do banco também os canais digitais: internet, App, WhatsApp (61-4004-0001) e pela Central de Atendimento (4004-001/ 0800 729 0001). 

Segundo a gerência executiva da Unidade Cobrança e Reestruturação de Ativos Operacionais do BB, o mutirão de renegociação “visa proporcionar aos nossos clientes a possibilidade de renegociar suas dívidas, para começar 2022 tranquilo, além de incentivar a educação e planejamento financeiro pessoal e contribuir para a retomada da economia”.

Continue Reading

Brasil & Mundo

Aos 72 anos, morre a atriz Mila Moreira

Mila começou a trabalhar como modelo nos anos 60

Publicado

on

Morreu hoje (6), no Rio de Janeiro, a atriz Marilda Moreira da Silva, conhecida por Mila Moreira. Ela tinha 72 anos e estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana. A causa da morte não foi divulgada.

Mila começou a trabalhar como modelo nos anos 60. Nos anos 70, foi jurada do programa do Chacrinha.

Ela foi uma das primeiras modelos a migrarem do mundo da moda para as novelas de televisão. Em 1979, trabalhou na sua primeira novela: Marrom Glacê, de Cassiano Gabus Mendes, na Rede Globo.

Participou de mais de 30 novelas e minisséries para a televisão. No cinema, trabalhou em seis produções.

Mila Moreira foi casada com o designer Hans Donner e com os atores Luis Gustavo, Gracindo Junior e Eduardo Conde.

Publicidade
Continue Reading

Brasil & Mundo

Projeto cria cadastro nacional com foto de pedófilos

Os dados serão levantados pelo Conselho Nacional de Justiça

Publicado

on

Um cadastro nacional vai reunir pessoas condenadas por crimes relacionados à pedofilia. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (6) o projeto de lei que cria esse cadastro. 

Os dados serão levantados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além das informações, a ficha contará com foto do condenado.

Entre os crimes estão estupro de vulnerável; corrupção de menores; exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável; e delitos praticados por meios digitais, como produzir, armazenar, divulgar ou expor vídeo de sexo envolvendo criança ou adolescente.

A matéria é de autoria do deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL) e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como tem caráter conclusivo, uma vez aprovada, não vai a plenário.

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias