Connect with us

Opinião

O silêncio dos tucanos pelotenses sobre a corrupção de seus pares

Publicado

on

É ensurdecedor o silêncio do pré-candidato tucano ao governo gaúcho Eduardo Leite, em relação às denúncias contra os colegas tucanos Azeredo e Aécio. Azeredo pode ser preso a qualquer momento. Aécio virou réu no STF. Prefeita Paula segue o mesmo caminho, do silêncio.

Da Redação – É um anseio humano legítimo fazer parte de um grupo. E é compreensível que, uma vez dentro de um grupo, uma pessoa venha a defendê-lo, pela regra tácita de agregar apoio dos pares. 

Paradoxalmente, a pessoa se torna “desumana” quando se cala diante dos abusos do grupo a que pertence. 

Se as pessoas sentem o ímpeto da crítica, mas se omitem, com medo de ser expelidas, não merecem os dividendos. É o que está acontecendo com o PT, o PSDB, o PMDB, todos eles.

Preferiram a cumplicidade silenciosa diante do erro. Agora, estão pagando.

Felizmente, há algo mais forte que a ideologia e o sentimento de autoproteção. No fundo, todo o ser humano conserva latente a indignação com a injustiça, com a farsa. É esse sentimento que nos devolve a dignidade e faz a vida valer a pena.

Ressalte-se que nem Eduardo nem Paula foram denunciados por corrupção. Nunca apareceu nada sobre eles nesse quesito, o que não deixa de ser algo bom.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Opinião

De fato, Pelotas “mudou”

Publicado

on

Às vezes encontro com pessoas que estão voltando a morar em Pelotas. É comum comentarem isso: “Pelotas mudou. Havia uma vibração visível. Tinha uma intelectualidade… hoje não tem mais. O Sete de Abril, mesmo, está fechado… há 14, 13 anos… é isso mesmo?”.

Aqui vão sete coisas que parecem ter mudado a vida em Pelotas. Nem pra pior nem pra melhor. Apenas a vida mudou.

1. Condomínios fechados: as pessoas se preocupam mais com o condomínio do que com o passeio público. Com sua vida em seus espaços fechados ou, se abertos, integrados, como o Parque Una.

2. Alunos da UFPel vêm de fora por causa do Enem. Vão embora nas férias e no fim do curso. Não são daqui. Não chegam a formar um elo emocional forte com a cidade.

3. Professores da UFPel vêm de fora.

4. A cidade se espalhou.

5. A população está envelhecendo.

6. Digitalização da vida, com trabalho remoto.

7. Globalização, compras pela internet, streaming.

O mundo mudou.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading