Connect with us

Brasil e mundo

A noção do PT de ‘bem-estar social’ foi um equívoco

Publicado

on

Conversando com um amigo sobre a velha oposição filosófica “Ser X Ter”, Oriente-Ocidente, concordamos que o PT não foi competente no negócio de ser “esquerda”.

Hoje vemos que aquela visão do Lula de que “todo brasileiro tinha de ter direito de comprar seu carrinho” era ultrapassada. Não compreendeu a dinâmica tecnológica e seus efeitos na sociedade.

O PT gerenciou o Brasil com a perspectiva de acesso ao consumo dos Anos 50 nos Estados Unidos, quando, além dos eletrodomésticos de linha branca, o carro próprio era um sinal de status e bem-estar.

Deu certo por um tempo. Aumentou muito o consumo de eletrodomésticos e veículos particulares, muitos brasileiros emergiram ao maravilhoso mundo do consumo. Contudo, se analisarmos pela ótica do transporte, veremos que foi um equívoco estratégico.

Finlândia

Por exemplo, quando vemos o modelo de mobilidade urbana dos escandinavos (Suécia, Dinamarca, Finlândia etc.), onde vige o estado do bem-estar social com serviços públicos de alto nível, a gente percebe a rudeza da mentalidade oficial brasileira.

Naqueles países, os governos, em vez de incentivar o consumo de carros, investiram no melhor transporte público que pudessem oferecer com os impostos, que lá são altos. As pessoas viajam em metrôs, até mesmo em bondes.

Para que comprar carro se é perfeitamente possível deslocar-se em metrôs e bondes, com maior tempo livre para si mesmo? Para que ter um veículo particular depois do Uber?

São Paulo

Mas o que ocorreu no Brasil?

Aqui, o acesso ao consumo favorecido pelo PT entupiu as ruas de veículos. Para complicar, a gasolina está cada vez mais cara. Além disso, o que faremos com essas montanhas de ferro em 10 anos?

Enquanto os governos petistas incentivavam o consumo desenfreado de carros, relegavam o transporte público.

Mais inteligente teria sido investir na ampliação e fortalecimento de uma malha de transporte “para todos”, privilegiando o “ser” em vez do “ter”.

Termino com uma pergunta simples: Por que os bondes foram dizimados no Brasil? Sim, os bondes, como os que a gente vê aproveitados maravilhosamente pelos escandinavos como uma solução elementar, mas eficiente, barata e estimulante aos sentidos.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading