Connect with us

Pelotas e RS

Câmara confronta Paula com a lógica da moralidade

Publicado

on

De vez em quando, os vereadores acertam. A Câmara aprovou um projeto que proíbe a prefeitura de inaugurar obras inacabadas. Dos 21 vereadores, 15 votaram, nove a favor, seis contra. O governo, que tem maioria no Legislativo, perdeu a votação por uma estranha falta de quórum.

O líder do governo, vereador Fabrício Tavares, do PSD, manifestou-se: “O projeto é inconstitucional, por vício de origem. Quem pode decidir sobre o momento de inaugurar algo que realiza é o Executivo”. Quando fala em “vício de origem”, Tavares quer dizer que não cabe aos vereadores legislarem sobre a conduta do Executivo.

Tavares se agarra à letra fria. Está dizendo que um projeto assim só poderia ser proposto pelo Executivo.

Ocorre que a prefeitura jamais iria propor projeto como esse, porque habituou-se a inaugurar obras inacabadas por razões de marketing político e eleitoral, coisas da velha política, que precisa ser superada.

PUBLICIDADE (PARQUE UNA) CLIQUE NA IMAGEM

Ocorre também que, ao tomar a iniciativa, a Câmara está coberta de razão no mérito. É o tipo da lei que – por racional – ninguém deveria ser contra, pois vem ao encontro da moralidade pública.

Obras devem ser inauguradas quando estiverem prontas e fim. É o lógico.

A lei aprovada na Câmara diz: “Fica proibida a realização de solenidade, cerimônia ou qualquer tipo de ato de inauguração de obras públicas incompletas ou com problemas estruturais que não possam entrar em funcionamento imediato, e por não atender ao fim a que se destinam”.

Puseram uma batata quente nas mãos da prefeita Paula, que deverá decidir se veta ou não a lei. É uma daquelas decisões que revela quem é no fundo o político e a pessoa atrás do político.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading