Como ficam os serviços públicos com a paralisação

Transporte coletivo funciona até o feriado

O transporte está garantido para terça e quarta-feira (29 e 30). Os ônibus adotam os horários da tabela de sábado e não haverá o “corujão” – o último horário de saída do Centro será à meia-noite e meia (0h30min). Na quarta o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) fará uma nova avaliação caso a situação do desabastecimento continue.

Urgência e emergência mantêm atendimentos

UPA, Ubai e o Pronto Socorro de Pelotas continuam atendendo a população até o domingo (3). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade funcionam normalmente até quarta-feira (30), e nas UBSs da zona rural haverá o revezamento das equipes, devido à dificuldade dos profissionais de se deslocarem até os postos; nesta terça (29) estarão abertas as UBSs Osório, Maciel, Grupelli e Corrientes.

Os veículos da SMS foram abastecidos no sábado (26). Apesar disso, como não é possível prever até quando será necessário racionar combustível, a prioridade é para casos de urgência, transplante de órgãos e o transporte de pacientes que utilizam a hemodiálise.

Aulas canceladas nas escolas municipais

A Rede Municipal de Ensino não terá aulas na terça e quarta-feira (29 e 30) desta semana, devido às dificuldades decorrentes do desabastecimento de combustível e diversos itens. A suspensão das aulas será reavaliada durante a semana e, se os caminhões com mantimentos e gás chegarem ao Município para realizar o abastecimento, serão retomadas as atividades escolares na segunda-feira (4 de junho).

Coleta de lixo garantida até quinta-feira

O atendimento segue em horário reduzido: das 12h30min às 18h30min. O serviço de coleta seletiva no perímetro urbano e de resíduos na zona rural permanecem suspensos. O recolhimento de lixo nos Ecopontos paralisou a partir desta segunda-feira (28). A coleta de resíduos orgânicos está sendo feita em toda a cidade e o Sanep garante esse serviço normalmente até quinta (31).

Assistência Social continua os atendimentos

Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Cadastro Único funcionarão de forma limitada – os atendimentos que exijam deslocamento de servidores não serão realizados. Com a dificuldade de receber alimentos por conta da paralisação dos caminhoneiros nas estradas, o Restaurante Popular utiliza itens do seu estoque para garantir almoço das pessoas em situação de vulnerabilidade até a quarta-feira (30). A falta de gás de cozinha poderá comprometer o funcionamento dos 11 abrigos municipais.

Serviços urbanos prejudicados

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) está sem material de iluminação e saibro para a manutenção das vias. Os servidores que realizam a coleta de galhos e sacarias (material das lixeiras) enfrentam dificuldades.

Rodoviária segue operando

As viagens intermunicipais funcionam com os horários de sábado nos dias normais e, de domingo, no final de semana. A Estação Rodoviária de Pelotas adotou a suspensão do serviço de encomendas, enquanto a paralisação nas estradas permanecer.

Reforço na segurança

A fim de garantir o abastecimento da população nos postos que já contam com combustível, os órgãos de segurança manterão um reforço no entorno dos locais para evitar desentendimentos. As redes estão sendo orientadas a liberar 20 litros por veículo, como forma de distribuir a gasolina para mais pessoas e evitar o estoque do produto.

Share:

Author: Da Redação

Deixe uma resposta