Connect with us

Pelotas e RS

Como ficam os serviços públicos com a paralisação

Publicado

on

Transporte coletivo funciona até o feriado

O transporte está garantido para terça e quarta-feira (29 e 30). Os ônibus adotam os horários da tabela de sábado e não haverá o “corujão” – o último horário de saída do Centro será à meia-noite e meia (0h30min). Na quarta o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) fará uma nova avaliação caso a situação do desabastecimento continue.

Urgência e emergência mantêm atendimentos

UPA, Ubai e o Pronto Socorro de Pelotas continuam atendendo a população até o domingo (3). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade funcionam normalmente até quarta-feira (30), e nas UBSs da zona rural haverá o revezamento das equipes, devido à dificuldade dos profissionais de se deslocarem até os postos; nesta terça (29) estarão abertas as UBSs Osório, Maciel, Grupelli e Corrientes.

Os veículos da SMS foram abastecidos no sábado (26). Apesar disso, como não é possível prever até quando será necessário racionar combustível, a prioridade é para casos de urgência, transplante de órgãos e o transporte de pacientes que utilizam a hemodiálise.

Aulas canceladas nas escolas municipais

A Rede Municipal de Ensino não terá aulas na terça e quarta-feira (29 e 30) desta semana, devido às dificuldades decorrentes do desabastecimento de combustível e diversos itens. A suspensão das aulas será reavaliada durante a semana e, se os caminhões com mantimentos e gás chegarem ao Município para realizar o abastecimento, serão retomadas as atividades escolares na segunda-feira (4 de junho).

Coleta de lixo garantida até quinta-feira

O atendimento segue em horário reduzido: das 12h30min às 18h30min. O serviço de coleta seletiva no perímetro urbano e de resíduos na zona rural permanecem suspensos. O recolhimento de lixo nos Ecopontos paralisou a partir desta segunda-feira (28). A coleta de resíduos orgânicos está sendo feita em toda a cidade e o Sanep garante esse serviço normalmente até quinta (31).

Assistência Social continua os atendimentos

Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Cadastro Único funcionarão de forma limitada – os atendimentos que exijam deslocamento de servidores não serão realizados. Com a dificuldade de receber alimentos por conta da paralisação dos caminhoneiros nas estradas, o Restaurante Popular utiliza itens do seu estoque para garantir almoço das pessoas em situação de vulnerabilidade até a quarta-feira (30). A falta de gás de cozinha poderá comprometer o funcionamento dos 11 abrigos municipais.

Serviços urbanos prejudicados

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) está sem material de iluminação e saibro para a manutenção das vias. Os servidores que realizam a coleta de galhos e sacarias (material das lixeiras) enfrentam dificuldades.

Rodoviária segue operando

As viagens intermunicipais funcionam com os horários de sábado nos dias normais e, de domingo, no final de semana. A Estação Rodoviária de Pelotas adotou a suspensão do serviço de encomendas, enquanto a paralisação nas estradas permanecer.

Reforço na segurança

A fim de garantir o abastecimento da população nos postos que já contam com combustível, os órgãos de segurança manterão um reforço no entorno dos locais para evitar desentendimentos. As redes estão sendo orientadas a liberar 20 litros por veículo, como forma de distribuir a gasolina para mais pessoas e evitar o estoque do produto.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading