Ex-prefeito Leite ‘aglutina exército’

O ex-prefeito Eduardo Leite (PSDB) está na fase de fechar o círculo de seu exército próximo e pessoal para enfrentar a batalha pela conquista do Palácio Piratini.

Há certa de dois meses, o presidente do PTB pelotense e também diretor geral do Sanep, Agostinho Meireles Neto, deixou o cargo de confiança que ocupava na Casa de Águas e passou a ocupar um cargo na bancada de seu partido na AL, em Porto Alegre, onde fica o núcleo da campanha de Leite, que terá Agostinho como um dos coordenadores.

Na semana passada, o procurador do Município, Nadison Hax, deixou o posto na prefeitura de Pelotas e se mudou para Porto Alegre, onde atuará na campanha do ex-prefeito.

Hoje veio a notícia de que o jornalista Luiz Caminha, que assessora o ex-prefeito desde que este era vereador, deixou o cargo de assessor especial da prefeita Paula Mascarenhas. A lógica dos fatos permite presumir que também se mudará para Porto Alegre, ou pelo menos que vai se dedicar de perto à campanha eleitoral do tucano.

PUBLICIDADE (ESCOLA MARIO QUINTANA) CLIQUE NA IMAGEM

Os três serviram Eduardo em seu governo. Até outro dia, serviam Paula, que serviu a Eduardo, que de novo é servido por todos.

Eis o mecanismo da ocupação dos cargos públicos pelos políticos no Brasil.

As escolhas não ocorrem pela exclusiva competência para a função e pela utilidade à gestão da cidade. Mas sim em função da perpetuação de um grupo de poder – da geografia. Como no brinquedo War, em que se luta por maiores territórios jogando dados, e onde cidades são invisíveis no mapa.

Share:

3 thoughts on “Ex-prefeito Leite ‘aglutina exército’

  1. CC de Eduardo que se torna CC de Paula enquanto Eduardo se prepara para ser candidato. Eduardo candidato CC muda-se para a capital para coordenar a campanha. Isto se chama aparelhamento do Estado? Ou não?

  2. Ótima análise, esta prática, mesmo sendo nojenta, é muito ‘eficaz’. Enquanto pessoas realmente boas não saírem de sua zona de conforto, esta realidade não mudará infelizmente.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.