Receita do Minduim: Coq au Vin

O Galo ao Vinho (Coq au Vin) é um prato clássico da cozinha francesa, surgiu nas imediações da cidade de Clermont-Ferrand, na região rural de Auverge.

Conta a lenda que durante a batalha entre os homens de Vercingetarix (primo em terceiro grau de Asterix?), chefe dos Celtas e o exército romano de Julio César, entre 58 e 51 aC., o herói francês acabou sendo acuado no desfiladeiro de Puy-de-Domê.

Como símbolo de sua rendição, Vercingetarix enviou um galo de briga a César, daí resultando num convite para jantarem juntos. O cardápio apresentado foi o galo cozido no vinho produzido em Auverge. Segundo a tradição, eram preparados galos reprodutores, abatidos já velhos, por já cumprirem mais suas funções.

Receita

  • 8 sobrecoxas se conseguir caipira, 2 cenouras em rodelas e 2 cebolas em pedaços.
  • 2 cenouras em rodelas e 2 cebolas em pedaços.
  • 4 dentes de alho fatiados e umas 200 gramas de champignons fatiados.
  • Para dar sabor um belo pedaço de bacon em cubos.
  • 1 garrafa dum vinho tinto encorpado, pode ser Cabernet franc ou Borgonha.
  • Ainda 1 cálice de conhaque, salsa picada, farinha de trigo e, por certo sal e pimenta do reino.

“Para dar início aos trabalhos coloque em uma travessa, as sobrecoxas com sal, pimenta do reino, alho, cebola, salsa, cenoura e o vinho.

Deixe tomar gosto por uma noite. Retire as sobrecoxas da marinada e reserve o molho. Sirva uma taça de vinho.

Numa panela de ferro de bom calibre, frite na manteiga e azeite de oliva, até ficarem douradas, dê um bom gole no vinho, para então flambar com o conhaque. O famoso “toque gourmet”. Polvilhe o frango com a farinha, volte para a panela, agregando o molho da marinada.

Panela tampada, cozinhe em fogo brando, mexendo sempre e degustando o vinho, até frango querer se soltar dos ossos. Retire então, as sobrecoxas da panela e peneire o molho. O toque final é com o bacon frito e os champignons.

Sirva acompanhado com o molho, arroz e cebolas glaciadas e por supuesto algumas taças de vinho com a parceria”.

Share:

Author: Da Redação

Deixe uma resposta