O surpreendente desempenho de Sartori na pesquisa de intenção de voto dos gaúchos para o Piratini, feita pelo Instituto Paraná, produziu alguma incredulidade. Como se fosse impossível ao gringo liderar a preferência, ainda mais com quase 20 pontos percentuais acima dos concorrentes mais próximos.
Um chute: Sartori pode estar magnetizando votos dos eleitores de Bolsonaro, hoje o preferido dos gaúchos nas pesquisas para presidente.
Por ora, os eleitores gaúchos à direita, que têm em Mateus Bandeira, do Novo, uma opção clara e evidente da gestão do estado ao modo liberal, estariam compreendendo que Sartori, que tem pregado privatizações e consulta popular em plebiscito – incorporando portanto o ideário do Novo – teria melhores condições de vencer a eleição.
A tese das privatizações vem ganhando força entre os candidatos. Até mesmo o tucano Eduardo Leite, que oscilava em relação ao tema, tem assumido tom mais terminativo e favorável à privatização.
A privatização e o modelo de gestão do estado tendem a se tornar os principais assuntos da campanha.
