Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura nega abordagem ‘desumana’ a moradores de rua

Publicado

on

O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, falou ao Amigos que os vídeos de moradores de rua denunciando a suposta retirada pela prefeitura de colchões, cobertores e papelões que aqueles usam para passar noite, que têm aparecido nas redes sociais, são testemunhos que não condizem com a realidade.

“O recolhimento é feito pela Secretaria de Serviços Urbanos. Eles só recolhem colchões, cobertores molhados e papelões inservíveis que estão abandonados. Os vídeos infelizmente sugerem que estamos retirando materiais de quem os está usando, o que não é verdade; isso seria desumano”, diz Longaray.

“Hoje, com os celulares, seria fácil fazer um vídeo da ação, se ela tivesse ocorrido como os vídeos sugerem. O que temos, porém, são vídeos com depoimentos de moradores de rua, depoimentos que não batem com os fatos”.

Longaray diz que os vídeos podem ter motivação política.

Segundo o site da prefeitura, “o material é recolhido como medida preventiva, a fim de evitar o entupimento da drenagem urbana”.

Longaray diz ainda que o pessoal da assistência social faz duas abordagens de moradores de rua por dia, à tarde e à noite. Nessas ocasiões, convida os desabrigados a dormirem em abrigos do Município, mas que nem todos aceitam.

Estiletes, facas

A prefeitura informa ainda:

“Nas últimas rondas, as equipes encontraram, além dos materiais para dormir, facas, espetos, estiletes e até uma imitação de arma de fogo entre os cobertores”.

As pessoas em situação de rua que aceitam o atendimento são encaminhadas até os abrigos, onde podem tomar banho, recebem jantar e café da manhã.

A população de rua conta também com os serviços do Centro Pop, que oferece lanche pela manhã e à tarde, além do almoço no Restaurante Popular e apoio psicológico. As assistentes sociais procuram as famílias dos abrigados para reatar os vínculos.

Ninguém é retirado dos abrigos municipais. Os usuários são livres para permanecer nos espaços pelo tempo que desejarem, mas, na maioria dos casos, passado o período de maior frio, acabam retornando para as ruas.

A administração municipal informa ainda que não está recolhendo casas de cães, uma vez que a prefeita Paula Mascarenhas, pessoalmente, autorizou algumas organizações protetoras de animais a colocarem as estruturas em locais específicos, devido às baixas temperaturas.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading