Connect with us

Pelotas e RS

Receita do Minduim: Cassoulet Campeiro

Publicado

on

O “cassoulé” é um preparo popular na república europeia dos franceses. Os ingredientes são fáceis de encontrar nas vendas e armazéns da Princesa.

Alguns acham que se trata de uma feijoada branca, mas é típico do interior da França, onde aparece le confit du canard (pato) com um dos ingredientes principais, todavia não encontro esta iguaria nem no mercado e nem nos armazéns e assemelhados da Princesa.

Para um preparo familiar vais precisar de:

  • 300 g de feijão branco, umas 400 gramas de charque (se aquele amigo que tem campo conseguir um de ovelha… ótimo),
  • 150 gramas de bacon carnudo.
  • Para dar cor e gosto, uma cenoura brilhosa, duas 2 cebolas bonitas e alguns dentes de alho, uns 3 tomates, caldo de galinha,
  • O gosto se apura com tomilho, folha de louro, cravos, e a picância, com pimenta calabresa.
  • O acabamento com azeite de oliva, azeitona verde, e salsinha e ovos cozidos.
  • Ah… sal a gosto!

Buenas, cozinhe o charque demolhado dum dia para o outro, cortado em cubos, por meia hora, junte algum dentes de alho, pouca água. Cozinhe então o feijão, devidamente lavado, com o louro, a cenoura cortada rodela grossas, as cebolas com os cravos espetados, o tomilho, o caldo de galinha e água até a altura do feijão.

Deixar em fogo baixo, e desligar quando os grãos sequedarem firmes, porém cozidos.

Frite no azeite o bacon em cubinhos, acrescente o charque escorrido, deixe agregar cor e gosto. Acrescente o restante do alho laminado, os tomates picados e as cebolas do cozimento picadas… “descravizadas”. Pode colocar uma ou duas conchas do caldo do feijão para dar sustança.

Quando o tomate desmanchar, tempere com sal e pimenta calabresa. Despeje a fritada no feijão e aqueça em fogo médio. Verifique o gosto e me cuide para o feijão não se desmanchar em demasia.

Pratos fundos na mesa, acrescentando azeite de oliva, ovo picadinho, azeitonas e salsa picadinhas, torradinhas ou pão novinho para raspar o prato…

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading