O Que Te Faz Mais Forte

Em abril de 2013, durante a Maratona de Boston, Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal) esperava na linha de chegada o seu grande amor, Erin (Tatiana Maslany). Sua vida mudou completamente quando foi atingido por uma das bombas do atentado terrorista que amputou as suas duas pernas.

Baseado na história real que deu origem ao livro de mesmo nome escrito por Bauman e Bret Witter, o longa de David Gordon Green explora a vida de um homem comum que se tornou símbolo de esperança para toda a cidade após sobreviver ao atentado terrorista que matou três pessoas e feriu mais de 200. A foto do seu resgate tornou-se emblemática e as informações que forneceu ao FBI ajudaram a capturar um dos terroristas responsáveis.

Adaptada para o cinema por John Pollono, a trama arrepia através dos planos fechados de Gordon Green. Apesar de apresentar momentos de tensão, o filme consegue aliviar e também traz algumas cenas mais leves. Em seu cotidiano, Jeff não tem tempo de experimentar a própria dor ou de passar um tempo sozinho, afinal, ele precisa aparecer em programas de televisão, dar entrevistas, ou seja, transformar-se em ídolo. Aliás, o filme surpreende na recusa em transformá-lo em um herói, algo que se esperaria da história de um sobrevivente.

Longe do patriotismo exacerbado, o roteiro foca nas reações e no seu peso na vida da vítima e de seus familiares. Emocionalmente, o filme capta todo tipo de sentimento. Para Jeff Bauman, a dor física e psicológica, mas também as consequências de sua personalidade imatura, o amor por Erin, a dependência da mãe (Miranda Richardson, ótima), o carinho da família barulhenta e as brincadeiras bêbadas com os primos.

Com todos os trabalhos recentes entregando atuações fantásticas, não é mais surpresa ver Jake Gyllenhaal brilhando novamente em cena. As expressões, os diálogos e as ações do protagonista fazem com que Gyllenhaal provoque risos e lágrimas no espectador. Ao seu lado, a química é impecável com a competente Tatiana Maslany, que vive a ex-namorada que Bauman tentava reconquistar. Uma personagem simples, mas que carrega a culpa de ser a razão pela qual Bauman estar onde estava e que tenta, a todo custo, retomar a normalidade de suas vidas. Sem apelar para o romantismo, o filme não esquece o quanto é difícil ajudar quem não quer ajudar a si mesmo.

O Que Te Faz Mais Forte é um intenso drama que choca e emociona ao abordar todos os aspectos da tragédia humana.

Share:

Author: Montserrat Martins

Deixe uma resposta