Paula assume secretaria de Saúde e manda abrir sindicância para apurar possível fraude em exames de pré-câncer

Do site da prefeitura – A prefeita Paula Mascarenhas assumiu, nesta segunda-feira (16), interinamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e determinou a abertura de uma sindicância para apurar as denúncias feitas pela imprensa local de que os exames do pré-câncer eram feitos por amostragem. A chefe do Executivo Municipal tentará viabilizar a revisão das amostras junto ao SEG – Serviço Especializado de Ginecologia, laboratório responsável.

Ao final da manhã desta segunda-feira, a prefeitura recebeu do SEG os relatórios internos de qualidade solicitados pela SMS após a suspeita de possíveis irregularidades. O Município pretende contratar emergencialmente um laboratório para refazer os exames por um período de um mês, a fim comparar os resultados obtidos pela empresa atualmente contratada.

As decisões foram tomadas em reunião ocorrida no Paço Municipal com equipe gestora da SMS, setor jurídico e assessoria especial, com presença do ex-prefeito Eduardo Leite.

A reunião foi convocada pela prefeita após retorno das férias. Paula se reuniu, também, com o delegado da Polícia Federal Cássio Berg para ajustar o repasse de informações solicitadas pela corporação.

Nesta terça-feira (17), Paula visitará, logo pela manhã, a UBS Bom Jesus para conversar com os servidores sobre a situação. A prefeita pretende também se reunir com a representante do laboratório e com o Ministério Público para conhecer todos os fatos e providências que deverão ser tomadas.

A prefeita colocou em férias, por um período de 15 dias, a titular da saúde, Ana Costa.

Ana Costa e Paula

Sobre o laboratório

O SEG realiza a análise das coletas de pré-câncer para a Prefeitura de Pelotas desde 20 de agosto de 2000. Em 2013, após a edição portaria do Ministério da Saúde, o SEG foi o único laboratório citopatológico de Pelotas credenciado que se apresentou para realizar os exames de pré-câncer no Município via SUS. Em 2017, o governo federal lançou nova Portaria que permite que laboratórios não habilitados sejam contratados, desde que atendam a todas as normas exigidas.

Em vista disso, a SMS deu início ao processo de elaboração de editais de Chamamento Público para a contratação de laboratórios – os editais para os exames de citopatologia e para a confecção de próteses dentárias que estão em fase de conclusão.

Share:

Author: Da Redação

Deixe uma resposta