Empresa & ConsumoPelotas & RS

Idealiza Urbanismo forma terceira turma de jovens no ‘Realiza Digital’

Alunos são todos de escola pública e 75% dos formandos obtiveram emprego depois do curso

A Idealiza Urbanismo e empresas parceiras realizam nesta terça-feira (21) a formatura da terceira turma do Realiza Digital, nesta edição composta por 13 alunos. O projeto forma estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pelotas em tecnologias digitais, qualificando-os para ingresso no mercado de trabalho e buscando vagas para eles.

Os diplomas serão entregues em cerimônia na Idealiza, no Parque Una, a partir das 19h, com a presença dos pais dos alunos e de empreendedores patrocinadores.

Fabiano de Marco

Fabiano de Marco, sócio na Idealiza, resume a iniciativa, basicamente uma ação de responsabilidade social:

“A pirâmide de faixa etária do IBGE mostra que grande parte dos pelotenses de 25 e 40 anos de idade está construindo carreira fora de Pelotas. Precisamos reter nossos talentos, enfrentando uma cultura reativa à abertura de espaços às novas gerações, à inovação. Para reduzir essa evasão, a saída é aproximar os estudantes dos empresários através do conhecimento, como temos procurado fazer com o Realiza”.

75% dos formandos absorvidos pelo mercado

Somadas, as três edições do curso até aqui (a quarta começa em setembro próximo) formaram 46 alunos. Destes, 75% foram encaminhados pelos organizadores para trabalhar em empresas, alguns como funcionários Efetivos, outros como Estagiários ou Jovens Aprendizes – todos com remuneração mensal e benefícios decorrentes, como vale-transporte.

Os jovens foram absorvidos pelas empresas Idealiza Urbanismo, Nodo Digital, Safras & Cifras, Incomum, Possible, Star Studio, Cigan, AG2 Nurum, Santa Transmedia, Prodigious, pelo Conselho Regional de farmácia e pela Associação de Criadores de Cavalo Crioulo.

Os nomes dos demais 25% de formandos ficam num banco de emprego para alocação futura.

Visita às escolas

A divulgação do projeto é feita pela Ampla Gestão de Pessoas, empresa dirigida por Juliana Fabião.

Juliana Fabião

“Visito todas as escolas, explico o projeto aos diretores e, depois, repito a explicação aos estudantes, escola por escola. Os que decidem se inscrever preenchem na hora um formulário e passam automaticamente a receber todas as informações sobre o calendário do curso. Quem decide se inscrever depois, pode fazê-lo diretamente pelo site do Realiza (www.realizadigital.org)”, conta ela.

Os inscritos fazem prova de raciocínio lógico, no auditório do CDL (Centro de Diretores Lojistas), aplicada em três dias. A aprovação exige acerto mínimo de 80% das questões. Os mais bem colocados são selecionados para o Realiza.

As aulas ocorrem em uma sala de aula criada especialmente na sede da Idealiza, no Parque Una, com direito a lanche diário no Café Now, ao lado da sala de aula.

A carga horária total é de 190 horas, de segunda a sexta, das 14h às 17h. Além das aulas regulares, os estudantes assistem a palestras de convidados, profissionais parceiros do projeto.

Orientação vocacional

“Acompanho todas as etapas e me faço presente nas formaturas, que são sempre um momento especial, de grande significado. Auxiliamos os professores do curso nas demandas, buscamos parceiros. Sobretudo caminhamos juntos com os alunos. Ouvimos suas histórias de vida, suas preocupações. Fazemos também o trabalho de orientação vocacional, pelo fato de estarem vivendo um momento de descoberta”.

“A cada edição as escolas compreendem melhor o projeto, o que me deixa feliz. Meu sonho é levar os diretores nas próximas cerimônias de abertura e encerramento, primeira aula e formatura. Tenho grande carinho pelo projeto, pela maneira como é tratado, por isso luto para que mais pessoas se envolvam, formando uma grande corrente do bem”.

Abaixo, os formandos da terceira edição do Realiza:

  • Gabriel Obelheiro Orestes
  • Henrique Valeza Domingues
  • Isabela de Souza Cardoso
  • Juan Ricardo Meireles de Oliveira
  • Julia da Cruz Lopes
  • Kevin da Rosa Soares
  • Larissa Armendaris Dame
  • Livia Garcia Rosa
  • Lucas Fickel do Amaral
  • Milena Borges Bierhals
  • Rodrigo dos Santos Mendes
  • Rubem Soares Almeida
  • Willian Soares Garcia
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: