ZH: Eduardo Leite é quem mais tem a comemorar na pesquisa Ibope

Rosane Oliveira, em ZH, registra:

A curva de evolução das intenções de voto na pesquisa do Ibope mostra três candidatos em ascensão – José Ivo Sartori, Eduardo Leite e Miguel Rossetto –, mas o tucano é o que mais tem a comemorar, embora esteja em segundo lugar. Leite subiu 10 pontos de 17 de agosto para cá e passou de 8% para 18%, é um dos menos rejeitados (somente 8% disseram que não votariam nele de jeito nenhum) e o único que venceria qualquer um dos adversários nas simulações de segundo turno.

O governador José Ivo Sartori manteve a liderança, com seis pontos mais do que na pesquisa anterior. Passou de de 19% para 25%, mas continua sendo o campeão de rejeição, embora o índice tenha caído de 44% para 39%.

O problema de Sartori é o segundo turno. Na simulação de confronto com Eduardo Leite, está numericamente em situação inferior (35% a 32%), números que caracterizam empate técnico. Em uma possível final entre o governador e o candidato do PT, outro empate, com leve vantagem para Sartori (33% a 31%).

Outro problema de Sartori é a má avaliação de seu governo. O índice de bom e ótimo é de 5%, contra 78% de ruim e péssimo. Os que desaprovam o governo passaram de 88% para 90%. Esses dados, combinados com a rejeição, indicam que o teto do governador é baixo, um problema em caso de segundo turno.

Leite supera Sartori, Miguel Rossetto (33 %a 23%), Jairo Jorge (34% a 21%) e Julio Flores (37% a 16%). O candidato do PSTU só entrou nas simulações de segundo turno porque na pesquisa anterior teve 4%. Agora tem 3% e segue à frente de Mateus Bandeira (Novo), Roberto Robaina (PSOL) – ambos com 2%) e Paulo Medeiros (PCO), que tem zero.

Miguel Rossetto também tem motivos para comemorar os resultados do Ibope. Além de ter subido seis pontos, de 8% para 14%, tem rejeição baixa (13%).

A pesquisa do Ibope captou os efeitos dos primeiros dias e propaganda. O resultado mostra a importância do tempo no horário de rádio e TV e de uma boa comunicação. Sartori, que tem o maior espaço, acertou a mão com o slogan “O Gringo Tá Certo” e depoimentos de pessoas comuns a favor de seu governo.

Dono do segundo maior tempo, o ex-prefeito de Pelotas é conhecido pela facilidade com que se expressa. Na propaganda eleitoral e nos debates ainda se mostra engessado e excessivamente formal, mas o crescimento de mais de 100% entre uma pesquisa e outra sugere que o eleitor se identificou com seu estilo e está vendo nele a novidade da campanha.

Leia mais aqui.

Share:

Author: Da Redação

1 thought on “ZH: Eduardo Leite é quem mais tem a comemorar na pesquisa Ibope

  1. Esse é nosso povinho. O cara tem o nome envolvido até em possiveis mortes de pacientes em Pelotas por faltas graves cometidas enquanto era prefeito, e é representante de um dos partidos que são símbolos de corrupção no país. Mesmo assim, sobe na pesquisa. É simplesmente ridiculo.

Deixe uma resposta