A Justiça Eleitoral acatou representação da coligação de Jairo Jorge (PDT) ao Governo no Estado que relata a prática de “Abuso de Poder Político” para tratamento desigual por candidatos a governador na utilização do espaço comercial POP Center de Porto Alegre, uma concessionária municipal.
Em despacho em que acolhe parcialmente a representação, a desembargadora Marilene Bonzanini registra que houve quebra de oportunidade entre os candidatos.
Segundo ela, foi dada autorização da prefeitura para filmagens no interior do Camelódromo ao candidato ao governador Eduardo Leite e equipe (Leite é do mesmo partido do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, PSDB). A mesma autorização, porém, não foi dada a Jairo Jorge e equipe.
A equipe de Leite utilizou as gravações de imagem da visita ao Camelódromo em propaganda eleitoral.
A desembargadora despachou:
“Sem adentrar no mérito quanto à possível ocorrência de abuso de poder, verifica-se, no mínimo, a ruptura do princípio da igualdade dos contendores do pleito vindouro. E, na perspectiva de um razoável, equilíbrio no processo democrático, entendo ser apropriada ao caso a concessão da tutela pleiteada”.
Continua:
“Esclareço que a COLIGAÇÃO RIO GRANDE DA GENTE (de Eduardo Leite) informa já ter sido retirada a propaganda da internet, fato que satisfaz, em parte, o pedido liminar. Todavia, vislumbrando a probabilidade do direito invocado, conforme já fundamentado, entendo subsistir interesse na concessão, ainda que parcial, da tutela para o fim proibir aos investigados a utilização, na propaganda eleitoral, das imagens captadas nas dependências do POP Center até julgamento final da presente ação”.
“Diante do exposto, defiro em parte o pedido liminar para determinar que os investigados se abstenham de utilizar, em qualquer veículo de comunicação, as imagens questionadas, sob pena de multa de R$10.000,00 (dez mil reais), por veiculação, para cada um dos responsáveis.
Se FHC apoiar PT o PSDB é que sofrer as consequências. Nunca mais peçam votos para 2* turno de outros partidos de direita. Vão sofrer um revés e serão os culpados Se por uma desgraça a esquerda tomar o poder novamente… É só O FHC experimentar
E os programas do PT, com o Lula de “garota propaganda”, quando serão retirados? Quando teremos um juiz com coragem para fazê-lo?