Connect with us

Brasil e mundo

Desmentido mexicano. Por Renato Sant’Ana

Publicado

on

Soou quase como piada. O portal “cibercuba.com” anunciou: “López Obrador [foto, novo presidente mexicano, rematado esquerdista] desmente que México vá contratar os médicos cubanos que saíram do Brasil” (o pessoal do “Mais Médico”). Mas, quem terá plantado a falsa notícia?

Em 02/12/18, o Estadão informou que Andrés Manuel López Obrador estaria por fechar um acordo com Cuba para receber pelo menos 3 mil médicos cubanos saídos do Brasil. E que membros do seu governo, em setembro último, se reuniram para tratar do assunto com autoridades de Cuba e representantes do PT – que não apita mais nada, frise-se.

O lulopetismo ficou empolgado, a começar pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que foi às redes sociais: “López Obrador entende as necessidades do povo. Com as ruas cheias no México, tomou posse prometendo universidades, redução da pobreza e médicos para a população. Negocia com Cuba 3 mil médicos, igual ao programa que existia no Brasil, inclusive aproveitando médicos que estavam aqui”. Que perigo!

Ainda segundo cibercuba.com, foi por causa de Bolsonaro que o governo cubano ordenou (em 14/11/18) que os médicos deixassem o Brasil: além de questionar as condições de contratação do “Mais Médicos” pelo governo petista, Bolsonaro exigiu que os cubanos recebessem integralmente a remuneração paga pelo serviço (a maior parte fica para a ditadura castrista), que fizessem uma prova de revalidação do diploma e que pudessem visitar livremente suas famílias.

Mas como terá surgido a falsa notícia? Numa entrevista coletiva, no palácio do governo mexicano, Obrador atribuiu o boato a seus adversários, a quem chamou de “mentirosos”. Há controvérsias! Parece que os mentirosos estão mesmo abaixo da linha do Equador…

Mas eles não inventariam uma história que fatalmente seria desmentida: apenas “ouviram cantar o galo sem saber onde”. E se precipitaram a tirar proveito: para a mídia lulopetista, a tal contratação era um tapa na cara de Bolsonaro, pivô do enredo. Daí a produzir um boato… É da gênese do revolucionário desprezar a verdade!

Para finalizar, só duas coisas. Uma é que a tal manifestação de Gleisi Hoffmann traz um mau presságio: os mexicanos vão assistir a um filme quebrasileiros viram nos últimos 15 anos. E tem um final triste.

Outra é que Gleisi, com seu foguetório verbal, repete-se a si mesma: no início do ano, leu errado um cartaz exibido pela torcida do Bayern de Munique, Alemanha, que, em apoio a um torcedor italiano, em coma por sofrer uma agressão, dizia: “Forza Luca”. Ela pensou que era “Força, Lula”. E se precipitou nas redes sociais. Dá pra levar a sério?

Clique para comentar

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading