Filme ‘A Esposa’ revê amor, casamento, solidão e machismo

Joan Castleman (Glenn Close) é a dedicada esposa de Joe Castleman (Jonathan Pryce), escritor que está prestes a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Enquanto viaja a Estocolmo para a premiação, Joan questiona suas escolhas de vida.

Durante os 40 anos de casamento, ela abandonou seus sonhos e ambições para apoiar a carreira de seu carismático e mulherengo marido.

O filme do diretor Björn Runge mostra Joe como um homem mundialmente reconhecido por suas obras literárias, porém é somente Joan quem o conhece verdadeiramente. Sempre gentil e cativante, ele parece não compreender sua própria esposa e nem o filho David (Max Irons), um aspirante a escritor.

Na trama ainda vemos o jornalista Nathaniel Bone (Christian Slater), que insiste em realizar uma escandalosa biografia do autor, interferindo na harmonia da família.

Adaptação do livro de Meg Wolitzer, o filme esconde, durante muito tempo, um segredo previsível.

Com isso, o desfecho não surpreende e é pouco impactante. Além disso, os flashbacks exploram o início do relacionamento do casal e abordam temas como o machismo.

Embora convincentes para estabelecer o romance entre os dois, as cenas são incapazes de adicionar consistência ao presente. Ainda assim, é uma obra questionadora e necessária à inversão de papéis.

Grande favorita ao Oscar de melhor atriz, Glenn Close está magnífica.

Cada expressão silenciosa de sua personagem carrega uma infinidade de sentimentos, em olhares que entregam a angústia de um segredo e os sacrifícios que fez por amor. Seu parceiro em cena Jonathan Pryce, igualmente fantástico, acerta ao evitar transformar seu personagem em vilão.

A Esposa é um filme que faz várias reflexões sobre amor, casamento, solidão e machismo. Com uma atuação soberba de Glenn Close, retrata um tema que, infelizmente, ainda precisa ser discutido nos dias de hoje: a mulher em situação de inferioridade em relação ao homem.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.