Connect with us

Pelotas e RS

Hospital Escola é oficialmente 100% público

Publicado

on

Pedro Hallal, reitor da UFPel, por whats:

“Hoje é um dia histórico para o Hospital Escola da UFPel – exatamente no dia de hoje (terça-feira, 12) o Contrato 50 foi encerrado e, daqui em diante, o HE é 100% público”.

A formalização foi hoje. Mas a decisão foi anunciada há alguns dias:

Ao eliminar a Fundação de Apoio Universitário (FAU) do processo de contratações para o Hospital Escola, o reitor Pedro Hallal torna 100% pública a administração do HE.

A partir de agora, funcionários do Hospital passam a ser contratados exclusivamente por concurso. E os contratos de aluguel e de compra de materiais passam a ocorrer exclusivamente por licitação pública.

Até aqui, funcionários eram contratados sem concurso e os contratos eram feitos diretamente com fornecedores (sem licitação), fato que abria margem para injunções político-partidárias nas contratações de pessoal e para questionáveis contratos de locação e de aquisições de materiais.

Ao por fim à terceirização, a UFPel volta a ter controle total sobre a administração do Hospital, que permanecerá 100$ SUS e público.

Em 2012, final da gestão do reitor Cesar Borges, o Conselho Universitário aderiu ao modelo de gestão do HE pela estatal Ebserh (empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que substituiria a FAU no processo.

Em 2013, o reitor seguinte, Mauro Del Pino, assinou a adesão, mas não a concretizou.

Coube a Hallal, agora em 2019, após dois anos de trabalho, realizá-la.

A partir de 14 de fevereiro próximo, o HE passa a ser gerido 100% pela UFPel/Ebserh.

Cerca de 300 funcionários terceirizados do HE receberam aviso prévio ontem.

Clique para comentar

Pelotas e RS

“Há casos isolados. Não há uma cultura de corrupção, não há quadrilha”, diz secretário da Assistência Social

Publicado

on

Ontem quinta (18) o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, esteve na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, respondendo a perguntas de vereadores sobre possíveis irregularidades na pasta. Tiago disse que “são casos isolados e que não há uma cultura de corrupção na pasta”. Durante seu depoimento, várias vezes procurou isentar o governo.

“Não há quadrilha, não há corrupção endêmica. Está sendo investigado o roubo, a apropriação indevida por um servidor de carreira de recursos (desviados de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada). Recebemos essa denúncia em agosto e logo a levamos à Procuradoria do Município e ao Ministério Público. No nosso entendimento, tomamos todas as medidas que cabiam”, disse Bündchen.

O caso isolado a que ele se refere é o do servidor Juliano Soares Nunes. Há pouco Nunes recebeu em casa a visita do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. O Gaeco fez buscas na casa e apreendeu materiais.

Bündchen contou que Nunes tinha função gratificada e que ele havia sido indicado para a função de “diretor de alta complexidade”, por indicação política do PSD e do vereador Carlos Júnior.

Em seu depoimento, Bunchen repetiu uma frase da prefeita Paula: “O governo não tem nenhum tipo de compromisso com nada de errado”.

O secretário negou ainda que haja um esquema irregular de pagamento de horas extras “Não há. Se eu tomar conhecimento de uma coisa dessa, corrige e pune quem tiver que punir”.

O vereador Cesar Brizolara, porém, insistiu na necessidade de instalar uma CPI para apurar problemas na Secretaria de Assistência Social. “Não tem outro caminho, porque há outras denúncias, como a de que o chefe de gabinete da Secretaria entrega sacolas… e faz outras atividades que não são suas funções”, disse.

A Câmara toca duas CPIs hoje, a do Pronto Socorro e a da CEEE Equatorial. O regimento interno da Câmara permite três CPIs simultâneas, mas o presidente da Casa, Anderson Garcia (PSD), alega que a Lei Orgânica do Município se sobrepõe ao regimento e limita o número de CPIs simultâneas a duas.

Prevalecendo a posição de Garcia, a aprovação da CPI da Equatorial inviabilizou a CPI da Assistência Social, mais importante para a cidade, por seu caráter local. A impressão que ficou é de que aprovaram a CPI da Equatorial para inviabilizar a CPI da Assistência Social, que seria muito mais incômoda à prefeitura, que já responde na CPI do Pronto Socorro.

Continue Reading

Pelotas e RS

Eventos geram bloqueios de trânsito no Laranjal no fim de semana

Publicado

on

Eventos programados para este fim de semana, sábado (20) e domingo (21), provocarão interrupções de trânsito no Laranjal. Agentes de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito, além de sinalizarem os locais de bloqueio, estarão presentes para prestar orientações e garantir segurança.

“Além dessas interrupções previamente agendadas, confirmamos os bloqueios já anunciados em razão do Carnaval na passarela do Porto. Nesta sexta-feira pela manhã, agentes e técnicos da STT estiveram nos pontos onde há interrupções, em vistoria à eficiência do aparato utilizado para bloqueio”, observa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

Confira as interrupções no Laranjal

– Sábado (20) – a partir das 5h – Pedalada Colégio Santa Mônica – bloqueio da área de entorno do Trapiche.

– Domingo (21) – a partir das 5h – 3ª Corrida do Choque da Brigada Militar – fechamento da pista da orla e todos os retornos da avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, do Trapiche à rotatória da avenida José Maria da Fontoura. O ponto de largada e chegada será a Casa da Praia Prefeitura/Sesc.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading