Bolsonaro propõe idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres

O presidente Jair Bolsonaro definiu idades mínimas para aposentadoria: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

O piso será incluído na nova reforma da Previdência que chegará ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20).

Tomou a decisão nesta quinta-feira (14), na primeira reunião do presidente com sua equipe econômica, depois que teve alta do hospital.

Após o encontro, que durou cerca de duas horas no Palácio do Alvorada, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, foi escalado para anunciar a decisão.

De acordo com ele, a decisão é uma opção intermediária, já que havia discordâncias entre a equipe econômica do governo e a sugestão do presidente.

— O presidente teve sensibilidade. Entendeu as condições da economia, fez a distinção dos gêneros. Ele acha importante que a mulher se aposente com menos tempo de contribuição e trabalho, e nós conseguimos encurtar essa questão da transição — comentou.
Marinho evitou comentar detalhes da proposta, como quais serão as regras para quem já está no mercado de trabalho ou as idades mínimas iniciais, que valeriam no início do período de transição. Nos bastidores, o anúncio limitado às idades é um balão de ensaio. Além de observar o impacto da informação no Congresso, será possível alterar questões pontuais até a apresentação do texto final.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.