Connect with us

Pelotas & RS

Vídeo: Herois do Parque Una

Publicado

on

À medida que as obras do Parque Una avançam, a Idealiza Urbanismo, urbanizadora que responde pelo bairro planejado pelotense, às costas do Shopping Pelotas, tem desenvolvido ações destinadas a fortalecer entre os frequentadores o senso de preservação em relação ao lugar.

Desde julho, um grupo de seis Agentes de Convivência do Parque Una se dedica a esse trabalho, das 15 às 18h dos domingos, dia em que o movimento de visitantes é mais intenso no Parque. Eles dialogam com visitantes que cometem pequenas infrações, alertando-os para a importância de darem sua contribuição para preservar o Parque e manter seus benefícios acessíveis em condições a todos.

Entre outras atividades, o sexteto tem sido responsável pelas “multas morais”, folheto preso aos para-brisas dos veículos, chamando atenção dos motoristas para o fato de que, no Una, seguem valendo as leis do Código de Trânsito e a Normatização Interna, como, por exemplo, não trafegar na contramão ou não ocupar, com um carro, vagas duplas nos estacionamentos, infração comum.

Quando encontram com os motoristas, os agentes, em vez de deixar a “multa moral”, falam com eles.

Ainda neste outubro, o sexteto mudará de nome e figurino, com o objetivo de tornar mais fácil o sempre difícil gesto de pedir a um visitante que mude seu comportamento. Em algum domingo deste mês, o grupo passará a compor o grupamento “Defensores do Una”, uma espécie de Liga Extraordinária de super-heróis vestida a caráter de propósito – para, através do humor, quebrar o gelo inicial das abordagens.

Publicidade

“Eles seguirão fazendo o trabalho atual, mas com maior simpatia”, explica Aline Maciel, responsável pela Liga de Defensores do Una. Foi dela a ideia de criar figurinos-fantasias para a Liga, que, com suas intervenções, já hoje complementa o trabalho realizado pelo setor de Segurança do Una. A própria Aline está desenhando as fantasias.

Os Defensores vão interagir ludicamente com todos, inclusive crianças, para que a abordagem soe totalmente como pretende ser – suave e descontraída, para que as pessoas compreendam o valor do gesto.

Além do trabalho educativo verbal e por meio de folhetos, os Defensores distribuem sacolinhas para lixo, uteis por si e por recados impressos nas próprias, como sugestões para que não se entre no lago, não se pedale sobre o deck, para que adultos não brinquem no playground, coisas assim.

As fantasias dos seis membros da Liga foram inspiradas no próprio Parque Una.

Juntas, elas concentram visualmente as principais marcas do empreendimento, mesmas digitais, aliás, da Idealiza Urbanismo como empresa. Ei-las: a inspiração na criação arquitetônica, a inspeção onírica que precede a materialização de um sonho grande, a preocupação com a mobilidade urbana para a fluidez dos tráfegos, a interação da tecnologia com a vida – em benefício da convivência e do trabalho humanos, a atenção com o meio ambiente e a crença nos valores liberais, no que se refere ao valor dos indivíduos e à força colaborativa de sua coesão.

O trabalho dos ainda não nominados Defensores do Una, embora já o defendam, vem dando resultados positivos.

“Já se nota uma diminuição na frequência das infrações. Já mais limpa fica no fim do dia a área playground, já menos gente senta no parapeito do elevado da Casa Una, já menos gente estaciona impropriamente. Ainda assim, é um trabalho de longo prazo, como é todo o trabalho educativo”, comenta Aline.

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Especial

Rio Grande do Sul confirma caso de infecção pela variante Ômicron

A paciente está em isolamento domiciliar

Publicado

on

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira (3) um caso de infecção pela nova variante Ômicron.

De acordo com a pasta, a mulher, residente em Santa Cruz do Sul, voltou de viagem à África do Sul na semana passada. Ela já havia tomado as duas doses da vacina e apresentou febre.

A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas a ela também serão testadas.

Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretaria reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, em cuidados básicos, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento adequado.

A orientação é que quem ainda não se vacinou ou esteja com alguma dose pendente procure as unidades de saúde para atualizar a situação.

Dados da pasta mostram que, até esta sexta-feira, 842 mil pessoas no Rio Grande do Sul estavam com a segunda dose em atraso e 721 mil com a dose de reforço atrasada.

Outros casos

Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante Ômicron no país, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

O sonho acabou de novo

Publicado

on

Agora que Eduardo Leite não será mais candidato, a cobertura de política regional, que já andava chata há muito tempo, perdeu toda a graça.

Achavam que seria a redenção da região Sul ter, quem sabe, um presidente da República natural de Pelotas. O sonho acabou de novo.

O Porto de Rio Grande foi o sonho de redenção anterior…

#MAS-TEVE-UM-PORÉM

Dilma andou lendo keines e resolveu seguir a cartilha: investir dinheiro público para injetar vigor na economia. Inventou de construir plataformas petrolíferas no Brasil, mesmo sabendo que era mais barato encomendá-las do exterior. Abriu os cofres do BNDES para robustecer a indústria nacional, empregar brasileiros em obras públicas. Sabemos como acabou. A primeira plataforma feita em Rio Grande, rebocada até a costa do Rio de Janeiro, afundou. Bilhões desceram até o fundo do mar, sem conseguir extrair um mísero litro de petróleo. O aço que sobrou em Rio Grande, à espera de novos moldes e encaixes, enferrujou e terminou vendido como sucata para a Gerdau. Adeus, polo naval. Adeus, empregos. Adeus, Zona Sul. Pouco depois, adeus Dilma!

Ninguém pode fazer nada por nós, a não ser nós mesmos.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

UCPel realiza vestibular on-line neste domingo (5)

Publicado

on

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza neste domingo (5) o Vestibular 2022 para os cursos de Medicina e Odontologia. Pelo segundo ano consecutivo, a prova ocorrerá no formato on-line para todos os candidatos. O curso de Medicina terá 11,6 candidatos na disputa por uma das 155 vagas e o curso de Odontologia, 2,5 candidatos por vaga.

Dividida em duas etapas, a prova ocorrerá das 8h às 13h com 30 questões de múltipla escolha. A primeira etapa será destinada às questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda, será voltada para elaboração de uma redação e resolução de questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Assim como a prova presencial, o processo seletivo on-line exige cuidados, todos descritos no Manual do Candidato. Para a realização da prova, o candidato deverá ficar isolado de outras pessoas e escolher uma sala silenciosa e iluminada. 

Deverá também estar conectado on-line 30 minutos antes do começo da prova, portando um documento de identidade com foto e o CPF (que não pode ser a versão digital, visto não ser permitido o uso de celulares durante a prova). Será permitido o uso de uma caneta esferográfica, uma folha de ofício em branco e uma garrafa de água de material transparente.    

Segurança      

Durante a realização do processo seletivo, os candidatos serão monitorados por um software de inteligência artificial e também por fiscais remotos de sala, através de imagens captadas pelas câmeras dos computadores de cada candidato. De acordo com o coordenador do Vestibular, professor Fabian Primo, a associação da tecnologia com a fiscalização humana amplia a capacidade de identificação de possíveis anormalidades.       

Publicidade

  Ao entrar no ambiente virtual de prova, o software bloqueia o computador, impossibilitando o acesso à internet e a outros programas. Microfone, câmera, tela, teclado e mouse passam a ser registrados. A ferramenta ainda sinaliza quando o candidato não está olhando para a tela, assim como identifica sinais eletrônicos emitidos por outros aparelhos ou a interrupção de terceiros.     

Resultado

As questões da prova estarão à disposição dos candidatos no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, no site www.ucpel.edu.br/vestibular. O gabarito da prova também será divulgado na Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz).

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias