Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

Havan pode desistir de loja em Sta Cruz

Publicado

on

Em uma nova reviravolta na polêmica da instalação da Havan em Santa Cruz do Sul (RS), o proprietário, Luciano Hang, afirmou na tarde desta quarta-feira, 20, que virá a Santa Cruz na próxima terça-feira (26). Quer conversar pessoalmente com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, que, na prática, está inviabilizado a presença na loja na cidade.

Nesta quarta-feira, após entrave na negociação com o sindicato em relação ao trabalho aos domingos e feriados, o gerente de Recursos Humanos (RH) da rede de lojas catarinense, Aurélio Paduano, afirmou que a empresa havia decidido adiar a instalação de uma unidade no município.

“Com este entrave temos que abrir mão e buscar outro local. É uma pena”, chegou a dizer.

O Sindicato dos Comerciários ao Sindilojas é contra a abertura de lojas aos domingos e feriados. E soltou a nota abaixo:

Nota

Na tarde desta quarta-feira, 20, o Sindilojas Vale do Rio Pardo recebeu o retorno do Sindicato dos Comerciários sobre a proposta encaminhada pela Havan para a abertura da loja em Santa Cruz do Sul e o trabalho nos domingos e feriados. Segundo o ofício encaminhado pelos comerciários, a decisão da assembleia realizada pelo sindicato dos trabalhadores prevaleceu, ou seja, a categoria não aprovou a abertura do comércio aos domingos e feriados.

O presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, lamentou a decisão dos comerciários. “Acreditávamos que a geração de 150 novos empregos, aliada à atração de consumidores de fora do município a partir da instalação da Havan na cidade pudesse sensibilizar a categoria, mas não houve acordo”, comentou Spode. Ele ainda destacou que a grande maioria dos santa-cruzenses gostaria de contar com o investimento da loja catarinense, mas infelizmente o desejo da comunidade não foi ouvido.

A advogada trabalhista do Sindilojas, Adriane Borba Karsburg, revelou que nada impediria que as negociações continuassem, mesmo que esteja em vigor uma Convenção Coletiva que encerra em 31 de outubro. “A negociação entre Sindilojas e Sindicato dos Comerciários era para que somente a Havan pudesse abrir, o que foi autorizado pela assembleia realizada entre os comerciantes da cidade”, afirmou.

Adriane salientou que esperava uma contraproposta do Sindicato dos Comerciários ao que foi sugerido pela Havan. “Mas foi apenas analisado se os comerciários queriam ou não trabalhar aos domingos e feriados”, lamentou. A advogada já comunicou a Havan da decisão dos comerciários. “Assim que fomos comunicamos oficialmente, repassamos a informação para a Havan”, ressaltou. De acordo com ela, os responsáveis pela loja ainda não definiram os próximos passos da empresa a partir da resolução dos comerciários.

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Especial

Paula assina termo cedendo área pública no Parque Una para construção da Câmara

A decisão de levar o prédio para o Una foi administrativa, não passou em plenário

Publicado

on

Atualizado: 12h55 | 26/10

Prefeita Paula Mascarenhas e presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva, ambos do PSDB, assinaram há pouco um termo de compromisso em que o Município se compromete a ceder à Câmara a área institucional do bairro Parque Una para construção da sede própria da Câmara.

A decisão de levar o prédio para o Una foi administrativa, não passou em plenário. Decisão do vereador-presidente e da prefeita.

Silva apresentou dois esboços ilustrativos diferentes de como poderá ser o projeto do prédio. Não são os projetos definitivos, apenas esboços. O projeto arquitetônico será escolhido em concurso que pagará R$ 100 mil ao autor da ideia vencedora.

Segundo Silva, a Idealiza Cidades se comprometeu a fazer três pontes para facilitar o acesso do centro ao bairro e, portanto, à Câmara.

Abaixo, o que falou Fabiano de Marco, da Idealiza, por teleconferência. Mais abaixo, as ilustrações.

Ilustração 1
Ilustração 2

Continue Reading

Brasil & Mundo

Disparos em shopping nos EUA deixam dois mortos e quatro feridos

O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia

Publicado

on

Duas pessoas morreram e quatro, incluindo um policial, ficaram feridas nessa segunda-feira (25) por disparos em um shopping de Boise, no estado norte-americano de Idaho. O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia, disseram autoridades.

Os detalhes do incidente ainda eram escassos, mas o chefe de polícia de Boise, Ryan Lee, disse a repórteres que a polícia reagiu a relatos de disparos no Boise Towne Square pouco antes das 14h locais.

Os policiais que chegaram ao local “encontraram um indivíduo que correspondia à descrição do suspeito”, o que levou a uma troca de tiros com o agressor. Um policial ficou ferido e o atirador foi preso, disse Lee.

“Acreditamos que só havia um único atirador envolvido, e não existe ameaça à comunidade como um todo”, disse Lee.

Nenhuma informação sobre o suspeito foi fornecida, e nenhuma das vítimas foi identificada. Lee também não detalhou as circunstâncias do incidente, acrescentando: “Realmente não podemos, a esta altura, falar de qualquer motivação por trás disso”.

Joey Bernal, que estava no local, disse ao jornal Idaho Statesman que estava na praça de alimentação do shopping quando ouviu de cinco a oito tiros e que seguranças o escoltaram para fora do prédio antes de a polícia chegar.

O Boise Towne Square se localiza no extremo oeste da capital de Idaho e sua área metropolitana mais populosa, uma cidade de cerca de 250 mil habitantes.

Continue Reading

Cultura & entretenimento

Museu Diários do Isolamento lança exposição “Bordando Memórias”

A exposição tem como mote as atividades do grupo de bordadeiras “Doces Linhas”

Publicado

on

Nesta quinta-feira (28), às 19h, o Museu Diários do Isolamento (MuDI), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abrirá ao público a exposição “Bordando Memórias: Doces Linhas na pandemia”, uma parceria com o projeto de extensão Bordados e Memórias no Museu do Doce – Grupo Doce Linhas.

A exposição tem como mote as atividades do grupo de bordadeiras “Doces Linhas” como forma de superar o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O grupo de bordadeiras “Doces Linhas” teve início no ano de 2017, a partir de uma disciplina sobre o bordado oferecida pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel). A disciplina intitulada “Bordaduras – a vida bordada” transformou-se em um projeto de extensão realizado no Museu do Doce, e passou a chamar-se “Doces Linhas: Bordados no Museu do Doce”. Esse projeto reúne um grupo de mulheres, que uma vez por semana se encontravam no Museu para desenvolver os seus trabalhos de bordado. Com a pandemia, os encontros deixaram de ser presenciais, mas o grupo continuou a se encontrar de forma virtual e encontrou nessa atividade uma forma de superar o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Na exposição o público vai conhecer o histórico do grupo, as pessoas que o compõem e as ações de solidariedade desenvolvidas antes e durante a pandemia. O acesso será pelo site do MuDI.

Continue Reading

Em alta