Connect with us

Pelotas e RS

Idemar, vice-prefeito, esteve na Colheita do Arroz. Mas a melhor foto, como foto, foi com Leite e Paula

Publicado

on

ALERTA:

AMIGOS DE PELOTAS NÃO DEFENDE GOVERNOS

Noticiamos tudo aquilo que achamos relevante.

Notícia de problemas, soluções, tristeza e alegria, tudo, até notícia sem fundamento prático, simplesmente pra mostrar o que acontece.

Nesta notícia, a melhor coisa, pra gente, foi a foto do Gustavo Vara.

Belíssima, coisa de profissional!

(…)

Do site da prefeitura – A Zona Sul sediou, na tarde desta sexta-feira (22), a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

O evento ocorreu na central da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão, reunindo autoridades nacionais e estaduais na valorização do cultivo que é uma das bases da economia regional. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz, secretários municipais e representantes do Legislativo pelotense estiveram entre os presentes.

Por volta das 15h, três colheitadeiras nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul iniciaram a ceifa dos grãos de arroz. Em um dos equipamentos estava o governador do Estado, Eduardo Leite, acompanhado pela prefeita Paula. Apesar calor escaldante, percorreram o trajeto em meio ao campo.

Eduardo e Paula

A chefe do Executivo Municipal classificou o evento como importantíssimo para a região e elogiou a organização de Embrapa e Federarroz que, conforme ela, prestaram uma homenagem à história de Pelotas.

“Recebemos a Abertura da Colheita com muita alegria e orgulho, porque foi uma escolha baseada numa história que os produtores rurais fizeram, e depois à indústria do arroz. A cadeia produtiva se constituiu a partir da nossa região e é um pilar da economia. Vejo como uma homenagem a tantas pessoas que dedicaram suas vidas a produção de alimento e à construção dessa cultura tão fundamental à economia do nosso Estado”, enfatizou Paula.

A geração de renda e a produção econômica, impulsionados pela cadeia do arroz, também foram destacados pelo Governador gaúcho. Eduardo Leite falou sobre o compromisso de diminuir custos logísticos, burocráticos e do sistema tributário a partir da restruturação do Governo, para “viabilizar o crescimento da economia e dos benefícios para todos que empreendem, que enfrentam as intempéries climáticas, a oscilação de preços, mas não desistem”.

Leite lembrou que a contribuição do Governo é garantir a ampliação de condições de competitividade, que se dão nas reduções de custos para quem produz.

“Para ter sustentabilidade nas ações, o Governo precisa ter economia forte, geração de riquezas que parte do campo, que agrega valor no beneficiamento produzido no Estado. Nós queremos sim e vamos trabalhar conjuntamente para viabilizar as condições de melhor competir no mercado, agregando valor, e assim viabilizar melhores condições de produtividade para o agro gaúcho gerar mais renda”, disse.

A orizicultura, atualmente, é responsável por 3% do ICMS do Rio Grande do Sul, e se consolidou como a principal matriz econômica da metade sul do Estado.

A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz se iniciou em 20 de fevereiro e, de acordo com a organização, mais de seis mil pessoas prestigiaram o evento nos três dias de programação.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading