Connect with us

Opinião

O maior gênio de todos

Publicado

on

Sei que sou chato com essas postagens sobre o Chaplin, meio maníaco até.

É que eu considero o baixinho um artista tão magnífico, tão sensível, tão insondável, que me ajoelho. Ainda hoje, 42 anos depois de sua morte.

Eis um raro espécime que merece a alcunha de “Gênio”.

Pra mim a principal prova de sua genialidade é o fato singelo de ter feito da “miséria humana” a fortuna de sua vida, além da que entupia seus cofres.

Aquela mochila ali, que o vagabundo carregava nos filmes, na verdade estava cheia de dólares, e ele, o “malandro”, a caminho da Suíça, onde viveu (como Chaplin) seus últimos dias dourados, entre as montanhas dos alpes do céu.

Nasceu em Londres na miséria, atravessou a infância em orfanatos, ainda menino assistiu ao pai morrer alcoólatra, a mãe sucumbir à loucura, e não se deixou dominar pela mágoa.

Venceu a parada!

Fez da sua própria dor o motivo da alegria dos outros.

O riso mais caro, no fundo, era o dele. Provavelmente, a lágrima tb.

Charles Spencer Chaplin, ex-soprador de vidros, quem diria!!!

Do abandono abjeto imposto pela vida a Sir., Cavaleiro da Rainha, ao mesmo tempo amado pela multidão.

Sacou?

© Rubens Spanier Amador é jornalista.

Facebook do autor | E-mail: rubens.amador@yahoo.com.br

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading