Connect with us

Pelotas e RS

Guarda Municipal foi avisada da fumaça na Smed às 8h20 de domingo

Publicado

on

Um leitor do Amigos de Pelotas, advogado Tiarajú Rolim Silveira, escreveu para o site para dizer que telefonou para a Guarda Municipal às 8h20 deste domingo (24) para avisar que o prédio da antiga Secretaria de Educação estava exalando fumaça forte.

Como o socorro não vinha e a fumaça aumentava, a mulher de Tiarajú telefonou direto para os bombeiros, às 9h25.

Tiarajú disse que as respostas que receberam foi de que a fumaça era “rescaldo”, termo usado pelos bombeiros designar as exalações depois que um incêndio é apagado.

“Nós insistimos que a fumaça era forte e estava aumentando, mas não vieram”.

O primeiro caminhão dos bombeiros só chegou depois das 11h da manhã.

153 é o número da Guarda Municipal.

193, dos Bombeiros.

Tiaraju escreveu:

“Lendo a matéria sobre o incêndio na antiga Secretaria de Educação, gostaria de dizer que resido na frente do prédio velho da Smed, pela Neto, em frente da Loja “5 Marias”.

Liguei para a Guarda Municipal às 8h20 da manhã, conforme print (veja abaixo), e minha esposa ligou para os bombeiros às 9h25.

As chamadas estão registradas nos celulares.

Acho que houve uma enorme negligência, pois avisamos que havia fumaça na parte interna do prédio.

A GM disse que iria acionar uma viatura e os bombeiros.

Quanto aos bombeiros, disseram que já haviam estado no local na madrugada e a fumaça seria de rescaldo, apesar da nossa insistência que estava aumentando a fumaça”.

Prédio da antiga Secretaria de Educação de Pelotas continua pegando fogo

Moradora que avisou bombeiros de incêndio não acredita que tenham ateado fogo ao prédio

Comandante dos bombeiros: ‘Só perícia esclarecerá circunstâncias do incêndio’

Prédio da antiga Secretaria de Educação de Pelotas continua pegando fogo

Vídeo do incêndio agora na antiga Secretaria de Educação

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading