Connect with us

Pelotas & RS

Não é fumaça de incêndio na foto, é a qualidade. Paula fala sobre futuro do Pacto da Paz

Publicado

on

Matéria do site da prefeitura – Nesta terça-feira (26), a Prefeitura deu mais um importante passo para o futuro das políticas e ações de combate à violência no município, dentro do Pacto Pelotas pela Paz. Uma reunião de planejamento, realizada no Parque Tecnológico, agrupou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e o Comitê Integrado de Prevenção (CIP), para avaliar as conquistas do projeto e discutir os objetivos para 2019 e 2020.

Os resultados de estratégias, como as metodologias Conte Comigo e ACT – Criando Crianças Seguras, Banco de Oportunidades, Cada Jovem Conta, Operações Integradas e Segunda Chance, foram discutidos por representantes das forças policiais e das secretarias de Educação e Desporto, Assistência Social, Transporte e Trânsito, Saúde, Segurança Pública e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.

A ideia principal é aproximar cada vez mais quem trabalha na prevenção da violência daqueles que atuam na repressão, com enfoque na troca de informações, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

“O Pacto já é modelo e inspiração para outros municípios e o trabalho coletivo é o que traz os resultados. Isso não significa que não temos mais violência, mas sim que a reação aos problemas é diferente. A solução não é mais isolada a uma instituição, mas sim construída em conjunto”, destacou Paula.

Os esforços coletivos, envolvendo equipes de diversos setores da Administração Municipal, Judiciário, Ministério Público e polícias foi o diferencial apontado por avaliação do Pacto feita pela Open Society Foundation, sendo o grande ganho para a cidade, lembrou o coordenador do projeto, Samuel Ongaratto.

Resultados são base dos próximos passos

A queda nos indicadores de crimes contra a vida e patrimoniais são algumas das evidências que nortearão o trabalho nos próximos dois anos, pois apontam as iniciativas que deram certo nestes um ano e oito meses de Pacto. Os consultores do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke e Tâmara Biolo, indicaram os pontos positivos e aqueles que ainda podem ser melhorados, para instigar o CIP e GGI-M no planejamento das novas metas.

Publicidade

O grande objetivo é deixar como legado ao município iniciativas que perdurem para além da atual gestão. Que sejam abraçadas pelos servidores de carreira, instituições parceiras, empresariado e, claro, os cidadãos, na combinação de repressão preventiva, inteligente e planejada, com a prevenção social.

“Avançar no Pacto é avançar como cidade, em qualidade de vida. É melhorar a vida das pessoas”, resumiu a prefeita Paula ao fim do encontro.

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Especial

O evento mais recorrente na vida do Trapiche

Publicado

on

Prefeitura informa que o Trapiche do Laranjal foi requalificado (foto).

Eis o evento mais recorrente na vida do nosso trapiche: ser recuperado com dinheiro privado da construção civil.

Trata-se de um evento de calendário: a cada bloco de meses, alguém aparece para bancar a obra, uma boa nova sempre estimada pela prefeitura.

O corte da fita no dia da inauguração é uma metáfora reversa. Na verdade, ao passar a tesoura, os parceiros na serial empreitada estreitam os laços entre si.

É compreensível a serialidade da obra. Muitos projetos na fila.

Dessa feita, não houve a animação de pandeiros nem churrasco.

Publicidade

Trapiche do Laranjal

Continue Reading

Especial

Covid mata quatro pessoas e contamina 31 nas últimas 24 horas

Publicado

on

Quatro pessoas morreram e 31 foram contaminadas pela covid nas últimas 24 horas.

Três mulheres, 62, 67, 78, um homem de 71.

Pelotas chega a 1.256 mortes pela doença.

512 pessoas isoladas.

37 pessoas estão internadas, 40,7% de ocupação dos 91 leitos disponíveis.

14 em UTI, 35,9% de ocupação dos 39 leitos disponíveis.

Publicidade

23 em enfermaria, 44,2% de ocupação dos leitos disponíveis.

95,4% da população vacinável tomaram a primeira dose. 80,7%, tomaram a segunda dose; 44,1%, a terceira.

Continue Reading

Especial

Taxa de luz a caminho em Pelotas

Publicado

on

A prefeita Paula Mascarenhas vai apresentar aos vereadores da base do governo, na manhã de segunda (6), um projeto do Executivo que propõe a instituição da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip).

A nova taxa municipal seria de 10% sobre a tarifa paga hoje.

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias