Connect with us

Pelotas e RS

Mais de mil pessoas acompanharam o Cordão Carnavalesco Ponto Chic

Publicado

on

Foto de Igor Sobral

Com gritos de ‘atenção bateria’, mais de mil pessoas entre homens, mulheres, idosos e crianças acompanharam o tradicional Cordão Carnavalesco do Ponto Chic e o Bloco Amigos da Mesa Sete, que deram início aos desfiles do Carnaval Descentralizado de Pelotas neste sábado (2). A multidão se reuniu na rua 15 de Novembro e seguiu o trio elétrico pelo quadrilátero das ruas General Neto, Andrade Neves e 7 de Setembro.

O trio, formado por diversos instrumentistas, chamava o público para cantar e dançar os sucessos dos antigos carnavais de rua e as músicas de escolas de samba consagradas.

FOTOS DO CARNAVAL PELOTENSE

Entre os foliões estavam a jovem Natiele e seus pais, Carlinhos e Chiquinha. A família é de Jaguarão e no ano passado escolheu aproveitar o carnaval no Rio de Janeiro, mas, neste ano, foi em Pelotas que decidiram passar os festejos e aproveitar os blocos de rua.

A filha Natiele elogiou a organização do Cordão do Ponto Chic enquanto puxava a mãe para o meio da General Neto, que foi fechada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) para garantir a segurança do público.

Além dos agentes de Trânsito, socorristas da Escola Dimensão também acompanharam o desfile, com o apoio do grupo Anjos de Preto.

Desfiles seguem no domingo

No domingo (3), é a vez do Bloco do Mapa sair às ruas para festejar o feriadão de carnaval. A festa começa na rua 15 de Novembro, com concentração a partir das 11h em frente ao Café Aquários.

Já na terça-feira (5), feriado, o Bonde da Várzea movimenta o entorno da praça Coronel Pedro Osório, com encontro previsto, também, para às 11h. No Fragata, a festa será às 18h, na avenida Duque de Caxias, entre as ruas Tenente Lira e General Vitorino, para posterior desfile do Bloco.

No Balneário dos Prazeres, o carnaval ficará por conta do Bloco Boloduchos, que se concentra na praça Aratiba às 16h, com desfile pelas avenidas Amazonas, Guanabara e Minas Gerais. Já na Santa Terezinha, o Bloco Norte Folia começa a festa às 16h na rua Santa Clara.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading