Connect with us

Pelotas e RS

Esta mulher dirige o caminhão que recolhe o nosso lixo: “Mesmo no lixo germinam as flores” 🌻

Publicado

on

Marcella Bilhalva me disse a frase que faz parte do título acima, pelo telefone.

“Mesmo no lixo germinam as flores”.

A pelotense ganha a vida como motorista da empresa coletora de lixo de Pelotas, a Urban, terceirizada do Sanep. É a única mulher entre os 36 motoristas da firma.

Foi dela a ideia de fazer no Facebook a página Bastidores da Coleta do Lixo, hoje com 2.936 seguidores.

Marcella disse que fez a página porque notou que ela e os 145 colegas, motoristas e coletores, eram “invisíveis”.

“É uma atividade tão importante quanto as outras para a vida da comunidade, mas as pessoas não dão a devida atenção. A página veio para nos dar um rosto e aproximar das pessoas”.

A página vai completar um ano de existência em abril próximo. Mas só agora virou notícia na imprensa. Ela tinha razão, ela e os colegas eram invisíveis.

Marcella foi coletora, gari, por um ano e três meses. Há oito meses assumiu a boleia de um dos caminhões. Dirige com alegria, positiva, feliz.

“Meus colegas e eu éramos vistos e taxados de marginais, drogados, coisas assim. A página vem mudando isso, acredito”.

Infelicidade

“Uma vez me trataram como uma infeliz, pela minha profissão. Vieram com preconceitos, como se eu fosse uma infeliz, aconteceu várias vezes. Mais tarde, em casa, olhei para mim no espelho e me perguntei se eu era aquilo, e vi que não era”, contou ela.

“Eu não sou infeliz.  Encaro qualquer trabalho com dignidade. Digo com orgulho, por exemplo, que uma filha minha se forma em Direito na Universidade Católica (UCPel), em julho próximo”.

Marcella é formada em vários cursos, feitos no Sest-Senat, Senac, Operacional Cursos e Formação.

Por causa deles, está apta a prestar atendimentos de urgência e emergência, a dar assistência pré-hospitalar, a fazer conduções veiculares de emergência, a assistir pessoas com vírus HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Fez tb curso de Resgate Veicular. Curso para lidar com inflamáveis, curso de simulador de transporte de carga pesada. Está agora fazendo outro curso, de Cabeleireira.

Está fazendo tb um curso de Técnica em Enfermagem, com aulas na Beneficência Portuguesa.

Continua ela:

“Estou sempre procurando me aperfeiçoar, trabalho muito, eu e meus colegas, todos gente do bem. Temos colegas que são músicos, Djs, gente que trabalha no Tholl, a famosa trupe circense. Muitas pessoas, infelizmente, não dão o devido valor, não percebem a dignidade do trabalho”.

“Aconteceu mais de uma vez de eu entrar em lojas da cidade, ficar circulando com o macacão amarelo e ninguém vir me atender. Tentei ser atendida, não me atenderam. Precisei voltar numa loja com um colega fiscal, vestido com roupas normais. Aí vieram atender a gente”, relembra Marcella.

Marcella é mãe três vezes. De Kênia, de 23, que se forma em Direito em julho. Brenda, que trabalha com a mãe na coleta, e um menino, Bryan. Vive com eles e o marido.

 

Garis abrem página no Face pra conversar com pelotenses

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading