Connect with us

Pelotas e RS

Política: Quando a gente vê, quase sempre é tarde…

Publicado

on

Há o joio e há o trigo. É preciso separar o que tem valor nutritivo do que é só gramínea.

Como acredito que Deus não faz nada por acaso, penso que o joio não cresce junto ao trigo por acaso. Acontece em todos os ambientes, até mesmo no território dessa nobre arte superior chamada Política, onde em muitos momentos a impressão é de não poder distinguir quem é quem.

É preciso fazer um esforço para separar os ramos de valor nobre dos demais.

Estou certo de que há trigo de muito boa qualidade, basta procurar bem. Não podemos desanimar.

Com tanta coisa acontecendo, o País só está um tanto confuso.

Os ramos só estão um pouco mais embaraçados por causa dos fortes ventos.

A mistura dos galhinhos não tem um lado só ruim, de ser um desafio aos olhos de quem colhe e teme, por má divisão, perder uma oportunidade.

O lado bom é que a mistura dos ramos pode ser a “salvação dos trigos de boa aparência”, mas contaminados na raiz pelas rastejantes propriedades das gramíneas, resistentes até mesmo aos melhores pesticidas.

Em safras tão selvagens como as que temos tido, o trigo ruim de íntegra aparência, e aspirações utilitárias, pode passar despercebido na colheita. Com chances até mesmo de ser adquirido nas prateleiras pelo iludido consumidor final.

O joio, esse intrometido, distrai a atenção do coletor, ao menos num primeiro momento. Já que a primeira preocupação do coletor é por de lado o que não é trigo.

O joio é, no fundo, um amigo do trigo ruim.

Se o trigo ruim não tivesse tanto joio em volta para distrair o coletor, ele provavelmente jamais ingressaria um dia nas mais ricas cozinhas industriais. Nunca na sua vida chegaria ao ponto de ser manuseado pelas mãos dos grandes chefs, o grande momento de todo ramo, sobretudo contaminado.

O destino de todo trigo que se preze é chegar a ser o mais lindo “pão”, admirado por suas qualidades, passando, obviamente, pela etapa de se fazer massa. Uma etapazinha em que sempre se suja um pouco as mãos, mas que o fim das contas faz valer o incômodo.

Entre todas as formas finais, a de “Pão Doce” talvez seja a superior.

Aquela camada de pequeninos cristais de açúcar se derramando por toda a extensão de sua boa figura.

Nesse estágio, todos os ingredientes combinados conspirarão a favor do trigo ruim com ambições utilitárias, ou seja, servis.

Quando sentirmos o amargo na garganta, será tarde.

Ele já estará prestes a alcançar seu destino.

O mesmo de tudo que digerimos, mais ou menos convencidos pela embalagem.

© Rubens Spanier Amador é jornalista.

Facebook do autor | E-mail: rubens.amador@yahoo.com.br

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading