Connect with us

Pelotas e RS

Falta de médicos na UBS do Sitio Floresta parece ser um problema de gestão

Publicado

on

A Assessoria de imprensa da prefeitura forneceu algumas informações ao Amigos de Pelotas, nesta quarta-feira (6), sobre uma denúncia de falta de médicos na UBS Sítio Floresta, feita por um leitor. Quem denunciou anexou o cartaz abaixo, preso à parede da UBS

Primeiro, veja o que respondeu a prefeitura:

O médico Ismael é do Programa Mais Médicos e solicitou desligamento, por aprovação em residência médica. Último dia trabalhado foi 28/02. Como o profissional é do Programa Mais Médicos, o município precisa esperar o encaminhamento de outro médico pelo Ministério da Saúde. A outra médica, Letícia, está trabalhando normalmente.

Aí apareceu um nebulosa:

Primeiro, veja o cartaz abaixo, fotografado hoje, avisando aos visitantes:

O cartaz se refere ao médico Ismael – Sem médico. Ok, já sabemos, pela prefeitura, que ele é do Programa Mais Médicos e deixou o posto porque foi fazer residência.

Mas então aparece no cartaz o nome de outra médica. Médica Laura, não mencionada pela assessoria da prefeitura, embora exista e dê expediente na UBS.

O cartaz não menciona a médica de que a prefeitura fala, Letícia. Não menciona, pelo que o jornal apurou até aqui, porque ela não existe, não na UBS Sítio Floresta. Parece ter sido uma confusão.

O jornal apurou e descobriu que a médica Laura existe. Mas não existe uma médica Letícia.

O jornal também descobriu que a UBS deveria ter três médicos e não dois, como hoje.

Diretrizes do Ministério da Saúde estabelecem um médico para cada 3.500 pacientes, conforme a área abrangida. Na UBS, são mais de 10 mil pessoas abrangidas pela cobertura geográfica em torno. Sendo mais de 10 mil, era para a UBS ter três médicos em vez de dois.

Dois médicos já estariam sobrecarregados. Mas, como Ismael saiu no final de fevereiro sem previsão de um substituto para ele, e como Letícia não existe, os 10 mil candidatos a atendimento na UBS estão a cargo de um médico só, a doutora Laura.

Laura, que também é do Mais Médicos e não estava na UBS nesta quarta-feira porque não deveria mesmo estar. Por força de contrato, é obrigada a frequentar num dia de semana um curso obrigatório do Programa MM – justamente nesta quarta-feira, como ocorre há meses.

Conclusões:

  1. Letícia é um mistério.
  2. Esqueceram de escolher um substituto para Ismael a tempo.
  3. Laura está sozinha para atender um público que deveria ser atendido por três médicos, não por dois, nem por um, nem ser atendido por ninguém, como ocorreu nesta quarta-feira, sem que Laura tivesse culpa alguma.
  4. Dá para arriscar com boa dose de segurança que a prefeitura vem falhando na gestão da UBS.

A Assessoria oficial ficou de buscar mais informações para amanhã, quinta, e elucidar a questão.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

Publicado

on

O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading