Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura relembra conquistas para mulheres

Publicado

on

Do site da prefeitura – Na Semana da Mulher, Pelotas comemora duas importantes conquistas sociais: dois anos da Coordenadoria da Mulher, responsável por articular e propor políticas públicas para as mulheres, e cinco anos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência que, como o nome diz, atende o público feminino, vítima de agressões física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Trata-se de dois espaços públicos importantes, que funcionam no mesmo local. A comemoração das datas será no próximo dia 15, na sede: rua Barão de Itamaracá, 690, Cruzeiro.

A criação de um Centro de Referência era uma antiga demanda do movimento de mulheres do Município, que se tornou realidade em 2014. Lá é feito o acolhimento e são realizados os atendimentos psicológico e social, além da orientação e do encaminhamento jurídico da mulher violada, ameaçada, coagida ou constrangida de alguma forma.

O atendimento, em determinados momentos individuais – e outros em grupos –, é voltado a mulheres com idades entre 18 e 60 anos. Em cinco anos de funcionamento, 1.045 mulheres foram atendidas. A cada mês, 20 a 25 novos casos são recebidos. A maior parte dos encaminhamentos é feita pela Delegacia da Mulher. Mas muitas também são recebidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Juizado da Violência Doméstica, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Defensoria Pública, além da procura direta de mulheres e movimentos sociais.

A responsável pela Coordenadoria e pelo Centro da Secretaria de Assistência Social (SAS), Myriam Viegas, explica que nem todas as violências são facilmente detectadas. Algumas vezes, as próprias vítimas têm dificuldade de perceber, ou sentem medo e vergonha e, assim, não conseguem denunciar. “A mulher que se sentir ameaçada, violada em seus direitos pode procurar o Centro.

Ela será orientada e terá apoio para romper as situações de violência”, diz Myryam.

O encaminhamento será dado pela equipe, formada por psicólogos e assistente social.

N., 48 anos, foi casada por 27 anos. Com dois filhos e uma boa situação econômica, foi difícil enfrentar o agressor. Embora eles trabalhassem juntos, o marido queria ter o poder sobre a relação. Por não poder contar com o apoio da família a longo prazo, permaneceu no relacionamento. Em 2016, quando o filho foi agredido, ela criou a coragem necessária para denunciá-lo, e foi encaminhada para o Centro de Referência.

“Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Aqui eu tive apoio psicológico, amigas que passaram pela mesma coisa que eu. Uma ouve o problema da outra e a gente vê que não está sozinha. Ele me fazia sentir culpada, dizia que eu tinha provocado as agressões. E não é assim”, conta.

Ela avalia o quanto as pessoas que não vivem a situação são equivocadas. “Ninguém gosta de apanhar. Então a gente tem que lutar. Mesmo que você dependa financeiramente dele, ele lhe deve respeito, tem que te amar e te respeitar sempre. Do mesmo jeito que a gente tem que amar e respeitar ele sempre”.

A usuária do Centro diz que a mãe precisa contar com os filhos. “Os teus filhos vão te apoiar porque, mesmo que fiquem encolhidos em um canto, com medo; no momento em que eles veem que a mãe ‘tá’ se emancipando, se tornando uma mulher corajosa, que quer ser feliz, vão ajudar a mãe”, aconselha, com base no que aconteceu com ela.

O Centro de Referência, há cinco anos, também é responsável por articular a Rede de Proteção da Mulher Vítima de Violência. Desde a sua instituição, promove o Seminário Mulheres e Homens na Perspectiva da Lei Maria da Penha. Outra atividade, com grande relevância à comunidade, é a efetivação de palestras em escolas, unidades de Saúde e outras entidades e municípios.

Saiba mais sobre os tipos de violência

Nem sempre a violência contra a mulher deixa marcas visíveis. Tu vives ou conheces alguém que vive alguma das violências previstas pela Lei Maria da Penha? Nenhum tipo de relacionamento dá a um dos envolvidos o direito de violar os direitos do outro. Nem mesmo o casamento prevê a prática do sexo sem consentimento, como um direito adquirido.

Conheça alguns exemplos e proteja-se:

Violência física – empurrar, chutar, amarrar, bater, violentar;

Violência sexual – pressionar a fazer sexo, exigir práticas que a parceira não gosta, negar o direito ao uso de qualquer contraceptivo;

Violência moral – caluniar, injuriar, difamar;

Violência patrimonial – reter o dinheiro da companheira, distribuir ou ocultar seus bens e objetos, não permitir que ela trabalhe; e

Violência psicológica – humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar.

A equipe do Centro de Referência pode ser contatada diretamente na sede ou pelos telefones (53) 3279-4240 ou 3279-4713, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading