Connect with us

Brasil e mundo

O tombo do guru Olavo no embate com os generais de Bolsonaro. Por Andrei Meireles

Publicado

on

Publicado originalmente no site Os Divergentes

POR ANDREI MEIRELES

O ideólogo Olavo de Carvalho, guru do clã Bolsonaro, que emplacou seguidores no governo, encantado com o próprio sucesso, resolveu dar um passo maior que a própria perna. Tropeçou em outras forças influentes. Dobrou a aposta e passou a atacar a penca de generais escalados em cargos estratégicos na gestão Bolsonaro, responsáveis por barrar algumas de suas extravagantes propostas, e levou um tombo.

Um desses fiascos foi a desastrada carta do ministro da Educação às escolas para filmar crianças cantando o Hino Nacional. Nessa sexta-feira (8), o Diário Oficial trouxe exonerações no Ministério,principal aparelho da turma de Olavo no governo federal. Um deles, Sílvio Grimaldo de Camargo, assessor especial do ministro, foi o primeiro a esbravejar em uma rede social. “O expurgo dos alunos do Olavo de Carvalho no MEC é maior traição dentro do governo Bolsonaro que se viu até agora. Nem as trairagens de Mourão e Bebianno chegaram a esse nível”.

Do seu bunker na Virgínia, Estados Unidos, Olavo de Carvalho estava inconsolável nos últimos dias e disparou seguidos posts nas redes sociais contra supostos inimigos na equipe de Bolsonaro. “Será que todos votamos em Bolsonaro para ter um governo tucano? Quantos ministros do atual governo pensam que sim? São todos uns traidores filhos da puta dignos serem jogados na privada”.

Na alucinante ótica de Olavo de Carvalho, os tais ministros teriam se rendido à mídia, o grande inimigo em seu moinho de vento. A raiva é maior com os militares. “Imaginem, então, o general que, emergindo da tediosa e austera secura da vida militar, se vê de repente cercado de luzes, câmeras e gostosas repórteres”. E conclui: “Cai de joelhos”.

Olavo de Carvalho se imagina também líder inconteste de seus seguidores. Ficou ainda mais cheio de si depois que o chanceler Ernesto Araújo, cristão novo entre seus discípulos, demitiu o diplomata Paulo Roberto de Almeida da presidência do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais por críticas ao “Professor”. Mesmo perdendo espaço na luta interna entre os bolsonaristas, ele ainda resolveu cantar de galo e orientou seus ex-alunos deixarem o governo. Um de seus preferidos, Felipe Martins, assessor internacional de Bolsonaro, não se manifestou.

Seus apadrinhados Ernesto Araújo e o ministro Vélez Rodríguez, da Educação, também fingiram de surdos. Os sempre ágeis irmãos Bolsonaros, dedos ligeiros em postagens, não deram sequer um pio em suas redes sociais.

Todos eles sabem que nessa parada entre o guru ideológico e os generais que dão sustentação ao governo Olavo de Carvalho é a carta descartável. As seguidas trapalhadas da família Bolsonaro, inclusive do presidente, algumas inspiradas pelo próprio Olavo de Carvalho, só reforçaram o peso dos generais no governo.

A conferir.

1 Comment

1 Comments

  1. Carlos Eugênio Mussi Carneiro Monteiro

    10/03/19 at 08:10

    QUE GOVERNO….GENTE QUE PRECISA DE “GURU”??AONDE O POVO BRASILEIRO DE METEU????….

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading