Connect with us

Pelotas e RS

Semana da Mulher pelotense é aberta

Publicado

on

Do site da prefeitura | A Semana da Mulher foi, oficialmente, aberta nesta terça-feira (12), em cerimônia realizada no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio. A prefeita Paula Mascarenhas reforçou a necessidade respeitar o espaço e a fala das mulheres, e a importância dos jovens na construção “do mundo que sonhamos”.

Com o auditório lotado por estudantes, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Diná Lessa, pediu um minuto de silêncio por um ano da morte da vereadora carioca, Marielle Franco.

O resultado surpreendeu. Os adolescentes realmente fizeram silêncio. Em sua fala, Paula mencionou o fato. Ela afirmou que Marielle foi uma “mulher vítima de violência, que perdeu a vida porque tinha ideias e falava”.

Sobre os preconceitos, que distanciam pessoas por sua cor de pele, gênero ou conta bancária, Paula chamou os estudantes para a responsabilidade que carregam:

“Está em vocês a semente de um novo tempo, de uma vida melhor pra todo mundo. Mulher pode estar, trabalhar, estudar onde quiser. Se olhem com solidariedade”, ressaltou a prefeita ao lembrar o caso da paquistanesa Malala, um símbolo da luta pelos direitos das mulheres, que quase foi morta apenas por querer estudar.

A prefeita também lembrou que 60% dos casos de violência contra mulheres é cometido dentro da própria casa, pelos seus companheiros, onde elas deveriam ter mais acolhimento, afeto e segurança. Ela diz que a aposta para a mudança dessa realidade tem que ser nas crianças e adolescentes, para que vejam que o respeito tem que estar acima do ódio, que o afeto deve predominar sempre, que se deve olhar pro outro e entender que pensar diferente não o faz inferior.

O Ônibus Lilás percorrerá bairros da cidade e a zona rural, orientando sobre os direitos da mulher e violência.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Idemar Barz; a responsável pelo Centro de Referência e Coordenadoria da Mulher, Myryam Viegas; a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Maria Angélica Gentilini da Silva – que antes da cerimônia fez um bate-papo sobre violência contra mulheres aos alunos; a vereadora Daiane Santos; a responsável pela Casa de Acolhida Luciéty, Maria José Garcia; o secretário de Assistência Social (SAS), Luis Eduardo Longaray; o diretor da Emef, Alexandre Lemos Vieira.

Veja AQUI a programação completa, que se estende até o dia 30 de junho e conta com ações descentralizadas para atingir maior número de pessoas.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading