Programação da Semana do Sono. Ainda é tempo

(11 a 17 de março de 2019)

“Dormir Bem é Envelhecer com Saúde”

Quinta feira dia 14/03 às 19:00 roda de conversa com a APADPEL ( Associação de Pais de Down de Pelotas. Local : Secretaria de Educação (Pça 20 de setembro 366)

Disponibilização de cartilhas para todos os passageiros de ônibus do patrocinador local EXPRESSO EMBAIXADOR, que farão a linha Pelotas – POA no Dia Mundial do Sono (15/03)

Caminhada pelo Sono dia 16/03 às 9:00 em frente ao Mercado Publico Municipal de Pelotas, com o apoio da Air Liquide com distribuição de frutas, água e cartilhas. Aplicação de questionários.

Dois Mini Cursos:

dia 13/03 na Faculdade de Odontologia – UFPel às 19:30
dia 15/03 às 19:30 na Associação Médica de Pelotas

-Mini Curso da Semana Mundial do Sono em Pelotas 2019-

  • Introdução à Semana do Sono e Doenças Prevalentes (Dças respiratórias e Insônia – breve ensaio sobre diagnóstico e tratamento)
    Dra. Clarissa Castagno (Médica pela UFPel; Titulada em ORL com área de atuação em Medicina do Sono, conferida pela AMB; Atual responsável pelo departamento de Medicina do Sono da ASSOGOT e atual membro do departamento de ética e disciplina da Associação Brasileira de ORL)
  • Qualidade do Sono, saúde e bem estar. Dra. Helena Van Der Lan (Médica pela UFPel; Titulada em Pneumologia e mestre em pneumologia pela UFRGS; Área de atuação em Medicina do Sono, conferida pela ABS; Pneumologista atuando em clinica privada e EBSERH)
  • Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono na Infância. Dr. Gustavo Pereira Lima Lang (Médico pela UCPel; Titulado em ORL conferido pela AMB; Membro titular da AbORL e da Assogot)
  • Sono e Odontologia:Fatores Associados. Dra. NoéliBoscato (Graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo, Especialização em Prótese Dental, Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica, Área de Prótese Dental pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas na Graduação e Pós-Graduação (Capes nota 6). Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Orientadora de Iniciação-Científica, Mestrado, Doutorado e Supervisora de Pós-Doc. Tem experiência em Odontologia, com ênfase em Prótese Dental, atuando principalmente em pesquisa clínica baseada em evidência e biomateriais.
  • *Participação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial na equipe multidisciplinar de tratamento de SAOS. Dr. Otacílio Luiz Chagas Jr (Graduação em Odontologia pela UFRN, Especialista em Cir. e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo CFO, Mestre e Doutor em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela PUCRS, Post-Doctoral na Suíça e atual Chefe do Departamento de Cirurgia, Traumatologia e Prótese Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia da UFPel)
  • Aparelhos Intra Orais (AIO) para Ronco e Apneia do Sono. Dra. Aline Garcez da Rosa Ferrer (Graduada em Odontologia UFPel, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pelo CFO, Trabalhando em clínica privada em Odontologia do Sono e Patologias da ATM.

MAIS SOBRE

A Semana do Sono é uma campanha da ABS, de conscientização social, cujo objetivo é divulgar para a população a importância de “cuidar do sono”, os ensinando sobre higiene do sono, como identificar possíveis distúrbios, que profissional procurar e desmistificar o diagnóstico e tratamento.

A campanha foi criada em 2015 pela ABS e tem como base o evento Dia Mundial do Sono, promovido pela World SleepFederation. Desde a primeira campanha, a ABS tem recebido prêmios internacionais em reconhecimento da qualidade das ações e pelos resultados obtidos pela Campanha.

A Semana do Sono 2019 acontecerá de 11 a 17 de março com o tema “Dormir bem é envelhecer com saúde”. O objetivo do evento é dialogar com profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, políticos e toda a sociedade sobre a importância da qualidade do sono para o envelhecimento saudável e também esclarecer sobre o sono saudável na terceira idade.

Durante uma semana, serão realizadas ações distribuídas em todo o Brasil. Em 2018 foram 20 cidades participantes. As ações compreendem desde atividades em escolas, ações em praças, shoppings, e lugares públicos, entrevistas, ações em mídias sociais, ações com influenciadores, entre outras.

Contamos com seu importante apoio!!

 Dra Andrea Bacelar                                

Presidente ABS 2018-2019             

DraClarissa Castagno

Departamento de Medicina do Sono da Assogot 19/20

10 Mandamentos para Adultos

Para além das perturbações do sono clínicas, os maus hábitos de sono também podem conduzir a um sono de má qualidade nos adultos. Para melhorar o sono e bem-estar geral, a WASM criou os dez mandamentos da Higiene do Sono para Adultos:

1. Estabelecer um horário de dormir e acordar regular.

2. Se tem o hábito de fazer sestas, não exceda os 45 minutos de sono durante o dia.

3. Evite a ingestão excessiva de álcool quatro horas antes da hora de dormir, e não fume.

4. Evite o consumo de cafeína seis horas antes da hora de dormir. Isto inclui café, chá e vários refrigerantes, e também o chocolate.

5. Evite comidas pesadas, picantes ou doces, quatro horas antes da hora de dormir. Uma refeição pequena e ligeira antes de se ir deitar é aceitável.

6. Faça exercício regular, mas não imediatamente antes de se ir deitar.

7. Utilize roupa de cama confortável e agradável.

8. Encontre um nível de temperatura agradável e mantenha o quarto bem ventilado.

9. Bloqueie todo o ruído que cause distração e elimine a luminosidade ao máximo.

10. Reserve o seu quarto para dormir e praticar sexo. Evite utilizá-lo para trabalho ou recreação geral.
____________________________________________________
Tradução e revisão para Português
Sílvia Nunes Correia, tradutora
Eulália Semedo, MD, MSc

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.