Projeto Start abre inscrições para curso na Santa Terezinha e Pestano

Foto tirada por Gustavo Mansur.

Do site da Prefeitura | Kímberlly Kappenberg |

O Projeto Start, parte do Pacto Pelotas pela Paz, se prepara para capacitar uma nova turma.

Depois de qualificar ao mercado de trabalho 125 jovens do Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal, chegou a hora de Santa Terezinha, Pestano e Centro. E desta vez há uma novidade: os interessados poderão se inscrever no curso.

Na região da Santa Terezinha, que agregará também Cohab Lindóia, o Start será realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval, com 30 vagas para os alunos do educandário e dez destinadas à comunidade em geral.

As inscrições se iniciaram nesta sexta-feira (15) e seguem até o dia 19 de março, próxima terça-feira, mediante preenchimento de ficha na secretaria da Joaquim Duval, localizada à rua Barão de Tramandahy, 980 – Três Vendas.

O coordenador do Banco de Oportunidades – iniciativa responsável pela captação de vagas no mercado de trabalho, esporte, cursos profissionalizantes e arte -, Pablo Salomão, esteve na Santa Terezinha apresentando o Start para as turmas do Ensino Médio na quinta-feira (16).

Além de convidar os jovens para que participem, Salomão também apresentou a estrutura do Start, com aulas sobre produção de currículos, postura, entrevistas de emprego, entre outros temas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio foi o local escolhido a fim de sediar o curso no Pestano.

O procedimento para a inscrição e o número de vagas são os mesmos, com o prazo começando na segunda-feira (18) e indo até o dia 22 de março. A Francisco Carrucio funciona na avenida Leopoldo Brod, 370 – Três Vendas.

O educandário que vai receber o projeto do Pacto Pelotas pela Paz no Centro ainda não foi definido, mas a divulgação deverá ocorrer na próxima semana. As aulas vão começar na primeira semana do mês de abril: às terças-feiras na Francisco Caruccio e, às sextas-feiras, na Joaquim Duval.

Projeto Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades. Surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.

A primeira turma, composta por 55 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3, se formou em setembro; e a segunda, com 70 alunos dos núcleos Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal, em dezembro. Integram a iniciativa os cadastrados junto ao Banco de Jovens Talentos da Secretaria de Assistência Social (SAS) – Marechal Deodoro, 404 –, que registra qualquer pessoa entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade e que esteja à procura de uma chance, além dos adolescentes acompanhados pelo programa Cada Jovem Conta.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.