Connect with us

Pelotas e RS

Roni Quevedo convida para participar do ‘UCPel Mais Saudável’

Publicado

on

Roni

Médico Roni Quevedo envia o texto deste post.

O Programa “UCPel Mais Saudável”, através do O Projeto “VI-VENDO”, propõe Capacitação de Profissionais das áreas de Saúde e da Educação da Rede Municipal, com o objetivo de realizarem a Triagem / Teste de Acuidade Visual com a “Escala de SNELLEN” em Crianças que tenham entre 5 e 14 anos de idade.

Esta proposta está solidificada pelo que segue:

Parecer do Conselho Regional de Medicina / Estado do Rio Grande do Sul “… o projeto tem um cunho social relevante e que por meio desse teste é possível prevenir que deficientes visuais sejam encaminhados posteriormente aos oftalmologistas…”, “… pois executa este projeto na íntegra, para prevenir a saúde visual da população infantil da cidade Pelotas, evitando deficientes visuais ou cegueiras definitivas, pois sabemos que o tratamento precoce previne futuros deficientes visuais…”, (Revista CREMERS / ano XII / Nº 87/ junho 2014), e… publicação da “A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 19 milhões de crianças menores de 15 anos tenham problemas visuais, alertou ainda que existam 39 milhões de cegos no mundo. Segundo a OMS, outros 246 milhões sofrem de perda moderada ou severa da visão, 90% dessas pessoas vivem em países em desenvolvimento. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas. A Organização cita que quase 1,5 milhões de menores têm o que é chamado de cegueira irreversível, e nunca mais voltarão a enxergar. A OMS diz que dois terços dessas crianças morrem até dois anos depois de ter perdido a visão.”

Realização e Coordenação:

Após a Capacitação será doada uma “Escala de SNELLEN” para cada participante que cumprir 100% de presença (duas horas).

Aos inscritos será solicitado 2 kg de alimento não perecível.

Para agendamento de data e local, contato com:

“UCPel Mais Saudável”

Fones (53) 2128.8067 ou 2128.8004

ou roni.quevedo@ucpel.edu.br

Roni Quevedo – Médico CRM 10.178

Clique para comentar

Pelotas e RS

“Há casos isolados. Não há uma cultura de corrupção, não há quadrilha”, diz secretário da Assistência Social

Publicado

on

Ontem quinta (18) o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, esteve na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, respondendo a perguntas de vereadores sobre possíveis irregularidades na pasta. Tiago disse que “são casos isolados e que não há uma cultura de corrupção na pasta”. Durante seu depoimento, várias vezes procurou isentar o governo.

“Não há quadrilha, não há corrupção endêmica. Está sendo investigado o roubo, a apropriação indevida por um servidor de carreira de recursos (desviados de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada). Recebemos essa denúncia em agosto e logo a levamos à Procuradoria do Município e ao Ministério Público. No nosso entendimento, tomamos todas as medidas que cabiam”, disse Bündchen.

O caso isolado a que ele se refere é o do servidor Juliano Soares Nunes. Há pouco Nunes recebeu em casa a visita do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. O Gaeco fez buscas na casa e apreendeu materiais.

Bündchen contou que Nunes tinha função gratificada e que ele havia sido indicado para a função de “diretor de alta complexidade”, por indicação política do PSD e do vereador Carlos Júnior.

Em seu depoimento, Bunchen repetiu uma frase da prefeita Paula: “O governo não tem nenhum tipo de compromisso com nada de errado”.

O secretário negou ainda que haja um esquema irregular de pagamento de horas extras “Não há. Se eu tomar conhecimento de uma coisa dessa, corrige e pune quem tiver que punir”.

O vereador Cesar Brizolara, porém, insistiu na necessidade de instalar uma CPI para apurar problemas na Secretaria de Assistência Social. “Não tem outro caminho, porque há outras denúncias, como a de que o chefe de gabinete da Secretaria entrega sacolas… e faz outras atividades que não são suas funções”, disse.

A Câmara toca duas CPIs hoje, a do Pronto Socorro e a da CEEE Equatorial. O regimento interno da Câmara permite três CPIs simultâneas, mas o presidente da Casa, Anderson Garcia (PSD), alega que a Lei Orgânica do Município se sobrepõe ao regimento e limita o número de CPIs simultâneas a duas.

Prevalecendo a posição de Garcia, a aprovação da CPI da Equatorial inviabilizou a CPI da Assistência Social, mais importante para a cidade, por seu caráter local. A impressão que ficou é de que aprovaram a CPI da Equatorial para inviabilizar a CPI da Assistência Social, que seria muito mais incômoda à prefeitura, que já responde na CPI do Pronto Socorro.

Continue Reading

Pelotas e RS

Eventos geram bloqueios de trânsito no Laranjal no fim de semana

Publicado

on

Eventos programados para este fim de semana, sábado (20) e domingo (21), provocarão interrupções de trânsito no Laranjal. Agentes de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito, além de sinalizarem os locais de bloqueio, estarão presentes para prestar orientações e garantir segurança.

“Além dessas interrupções previamente agendadas, confirmamos os bloqueios já anunciados em razão do Carnaval na passarela do Porto. Nesta sexta-feira pela manhã, agentes e técnicos da STT estiveram nos pontos onde há interrupções, em vistoria à eficiência do aparato utilizado para bloqueio”, observa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

Confira as interrupções no Laranjal

– Sábado (20) – a partir das 5h – Pedalada Colégio Santa Mônica – bloqueio da área de entorno do Trapiche.

– Domingo (21) – a partir das 5h – 3ª Corrida do Choque da Brigada Militar – fechamento da pista da orla e todos os retornos da avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, do Trapiche à rotatória da avenida José Maria da Fontoura. O ponto de largada e chegada será a Casa da Praia Prefeitura/Sesc.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading