Prefeitura diz que “população apoia tráfego de veículos em quadra do Calçadão”

Fotos deste post: Marcel Ávila

Por Tânia Magalhães | Do site da prefeitura |

A permissão para passagem de veículos no Calçadão da rua Andrade Neves, entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, ganha apoio da população

Para viabilizar o trânsito lento na quadra, avançam as obras da pista de 3 metros de largura, com calçamento de paralelepípedos e meios-fios nivelados à altura do piso do espaço destinado aos pedestres.

O projeto de requalificação do Calçadão idealizado para a quadra, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), traz a novidade da liberação do trânsito de veículos dentro do conceito “traffic calming”.

O secretário Roberto Ramalho, da Seplag, diz que o traffic calming é adotado no mundo inteiro, principalmente em cidades desenvolvidas. Dentro do conceito, somente trânsito lento é permitido, descartando qualquer risco.

Saiba o que dizem os moradores

A revitalização do Calçadão inclui piso novo, intervenções de drenagem e esgoto, sinalização, lixeiras e bancos, paisagismo, acessibilidade, iluminação pública e estrutura subterrânea para fiação de internet, televisão e telefonia. Na quadra entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, o diferencial: uma pista para passagem de trânsito lento de veículos. Populares dão sua opinião sobre a novidade.

O pelotense Manoel Bastos, morador na praça 20 de Setembro, diz que a nova via vai desafogar o trânsito da Marechal Floriano, além de facilitar àqueles que buscam acesso ao Mercado Central. “A requalificação está excelente e rápida na segunda fase de obras. O empreendimento é muito válido”, afirma.

“Perfeito! A novidade organizará o trânsito, ajudando em muito os motoristas com destino à zona Sul da cidade. A revitalização do Calçadão está cem por cento. Moro em Pelotas há 20 anos e não imaginava ver essa transformação toda, abrangendo até iluminação pública e piso. A população deve colaborar e se preparar para conservar esse avanço”, diz o santa-vitoriense José Neil de Ávila Semper.

Márcio Gotuzzo, conduzindo seu veículo pela Marechal Floriano, opina sobre a abertura da via para trânsito lento até a Lobo da Costa. “Será bom para o fluxo. A medida está aprovada e a população deve compreender que o transtorno das obras passam e os benefícios ficam.”

Para Deisi Costa, inserir o trânsito lento de veículos no Calçadão é uma inovação positiva. “A permissão para passagem de carros desafogará os fluxos da Floriano e da Marechal Deodoro. Pelotas tem muitos veículos e as alternativas para planejar o trânsito de forma organizada são bem-vindas. Além disso, o Calçadão está ficando maravilhoso”, afirma.

Andamento das obras

As intervenções de requalificação do Calçadão prosseguem entre Floriano e Lobo da Costa. Nesta terça-feira (19), equipes da Construtora Pelotense atuam na continuação do assentamento dos meios-fios e dos paralelepípedos da pista para veículos, enquanto outra frente trabalha na escavação e concretagem da base dos acessos às lojas. Nestes pontos, o trânsito de pedestres está desviado para a parte central, que já conta com piso definitivo.

Trânsito acalmado no calcadão já é realidade no Parque Una

1 thought on “Prefeitura diz que “população apoia tráfego de veículos em quadra do Calçadão”

  1. Olha, nem tem como qualificar esses comentários “positivos” sem ser desrespeitoso. Porque desafogar O QUE ? já que os que vem da Floriano, estão vindo da praça Cel Pedro Osório, que para irem a zona sul seria só seguir o entorno da praça e sair pela XV. e os que vem da Lobo da Costa, terão que ficar atravessados em plena CURVA, para poderem atravessar o calçadão e descerem a Floriano, sendo que hoje é só fazer a volta na praça.. Ajuda sim, é claro quem ? a Empreiteira, o CUSTO DA OBRA, sem falar que os cadeirantes ? pessoas com dificuldades, muletas, andadores, etc… Esses ficam sempre para depois.. Pode ser válida a iniciativa, mas não nesse trecho…. Parabéns aos engenheiros e todos outros… mas enfim, só mais uma opinião.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.