Connect with us

Pelotas e RS

Crianças e jovens com Down estrelam exposição fotográfica

Publicado

on

Foto tirada por Gustavo Vara

Luíza Meirelles | Da Prefeitura |

Na data em que todo o mundo é lembrado sobre a importância de combater o preconceito à Síndrome de Down, Pelotas deu início à sua primeira Semana de Conscientização e Orientação, depois de sancionada, pela prefeita Paula Mascarenhas, a lei 6.658/18 que institui a atividade.

Na noite dessa quinta-feira (21) – Dia Internacional da Síndrome de Down –, a chefe do executivo acompanhou o lançamento da exposição ‘Transformando Olhares’, no Mercado Central.

A praça Coronel Pedro Osório foi o cenário escolhido para o ensaio fotográfico de crianças e jovens com Down de Pelotas, que resultou na mostra formada por 17 imagens; oportunidade para retratar a beleza e singularidade de quem busca maior inclusão, visibilidade e igualdade. Os modelos das fotos, mães, pais e familiares prestigiaram a ‘estreia’ de cada registro – motivo de celebração e sentimento de orgulho compartilhado.

“É um momento emocionante ligado a uma causa linda. Esta exposição, feita com grande sensibilidade artística, representa a vida destas crianças e jovens tão bonitos e carinhosos.

Também mostra a importância de vencer os preconceitos para que todos tenham o seu espaço na sociedade. A Prefeitura apoia esta luta e continua de portas abertas”, reforçou a prefeita, ao lembrar que o Município é um dos realizadores da semana.

Para se libertar do preconceito

Entre os painéis dispostos pelo corredor do Mercado, uma foto se diferencia das demais por exibir dois personagens. Trata-se de Luiza e Vinícius, de 18 e 26 anos, namorados há 1 ano e meio. Os jovens, além de fotografarem individualmente, também integram a mostra em uma foto típica dos casais apaixonados. “Eu amei. Tanto fazer o ensaio quanto a exposição”, disse Luiza, animada com o resultado.

Presidente da Associação de Pais de Down de Pelotas (ApadPel), Luana Braga ressalta que a iniciativa vai ao encontro do tema escolhido para a semana de conscientização: ‘Transforme seus conceitos, liberte-se do preconceito’. “Não queremos esconder nossos filhos, não temos vergonha deles. Queremos que sejam vistos”, afirmou Luana, presidente do grupo que envolve cerca de 70 mães e pais.

Além da abertura da exposição, outras duas ações marcaram o primeiro dia da Semana, nessa quinta – a ‘Caminhada Down’, que reuniu dezenas nas ruas centrais da cidade e uma audiência na Câmara de Vereadores, pela manhã. A Semana de Conscientização e Orientação sobre Síndrome de Down é realizada pela Prefeitura, ApadPel e Câmara Municipal.

Oito dias para refletir, conhecer e aprender

Até dia 28 de março, outras atividades ocorrem na cidade com o objetivo de debater sobre a inclusão e o combate ao preconceito, além de propiciar um momento de troca de experiências e informações entre pais e profissionais de diversas áreas. As próximas ações incluem um ciclo de palestras, neste sábado (23), no Colégio Municipal Pelotense, onde assuntos como sexualidade, aspectos jurídicos, alimentação e educação serão abordados por especialistas.

Além disso, um piquenique no domingo (24), rodas de conversa em escolas públicas e um desfile, no Mercado Central, na próxima quinta (28), marcam o evento. A exposição, com fotografias de Eliani Winke, permanece no Mercado até dia 31 de março.

A secretária de Governo, Clotilde Victória, a vereadora Daiane Dias (PSB) e o juiz da Vara Regional de Execuções Criminais, Marcelo Malizia Cabral, também prestigiaram o lançamento da mostra

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading