Prefeitura avalia ensino com prova para 10 mil alunos

Emei da Balsa

Por Luiza Meirelles | da Prefeitura |

Nesta quarta-feira (27), cerca de 10.460 alunos das 60 Escolas de Ensino Fundamental (Emefs), das zonas urbana e rural de Pelotas, realizam a primeira Avaliação Municipal de 2019. Estudantes de 1°, 2°, 3°, 5° e 9° anos respondem à prova, que tem o objetivo de detectar fragilidades do processo educativo.

“É mais uma ferramenta para o planejamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido nos educandários”, explica a diretora de ensino da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Loreni Peverada.

O exame analisará o conhecimento das crianças e adolescentes em Português e Matemática, através de 30 questões – 15 de cada disciplina. Todo o conteúdo da avaliação baseia-se na matriz de referência e descritores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Entre as finalidades da prova está melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município.

Nos anos iniciais, serão avaliadas as habilidades de alfabetização, leitura, interpretação e produção textual. Na área da matemática, as crianças serão testadas em situações-problema, raciocínio lógico, cálculos envolvendo as quatro operações, entre outras. Para o 9º ano, a competência leitora é avaliada nas questões de Língua Portuguesa e a capacidade de resolver problemas lógicos, nas perguntas de Matemática.

Os resultados são essenciais para que os docentes possam direcionar o trabalho em sala de aula a partir das dificuldades que os estudantes apresentam.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.