Uma semana inteira dedicada para o autismo

A importância da família no diagnóstico e no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o tema da sexta edição da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, que ocorre em Pelotas de 31 de março a 6 de abril. Atividades em escolas, ciclo de palestras, mateada e caminhada integram a programação do evento.

“Pessoas autistas estão em todos os lugares, nas escolas, nas universidades, nos espaços públicos… É importante que a população tenha acesso a informações para que entenda e saiba como se relacionar e conviver com elas”, ressalta a diretora do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, Débora Jacks.

Atualmente, mais de 420 alunos são atendidos na unidade, inaugurada em 2014. Uma das ações que compõe a Semana é o aniversário de 5 anos da instituição, no dia 2 de abril – que também marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Centro acolhe crianças e jovens de várias regiões do estado e proporciona atendimento com professores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros.

O aniversário de 10 anos da Associação de Amigos, Mães e Pais dos Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho) também será comemorado durante o evento. Nos dias 4 e 5 de abril, no Colégio Pelotense, uma série de palestras abordará diversos aspectos relacionados ao TEA, através de temáticas como o comportamento e a sexualidade das pessoas autistas.

As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas por intermédio do telefone 3222-4711 ou, presencialmente, no Centro, localizado na rua General Argolo, 1801. A realização da Semana é uma parceria da Prefeitura, Amparho, UFPel e Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura.

Atendimento preferencial

No início do mês, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o decreto 6.156, que regulamenta a lei municipal, proposta pelo então vereador – e hoje deputado estadual – Luiz Henrique Viana (PSDB), que prevê atendimento preferencial aos autistas, bem como a seus acompanhantes. O documento institui que estas pessoas tenham prioridade em repartições públicas, e estabelecimentos comerciais e privados, abrangendo supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e lojas.

Confira a programação completa abaixo

31 de março, às 15h: Mateada no Altar da Pátria
1º de abril, às 9h: Audiência Pública na Câmara Municipal
2 de abril, às 14h: Comemoração dos 5 anos do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura e dos 10 anos da Amparho
3 de abril: Atividades de conscientização sobre TEA em escolas municipais
4 de abril, às 14h: Ciclo de palestras, no Colégio Pelotense
– ‘Como os pais podem auxiliar na detecção dos transtornos psiquiátricos associados ao TEA’, ministrada por Gilberto de Lima Garcias
– ‘Entendendo os comportamentos do meu filho com TEA. Por que agem assim?’, ministrada por Liliam Gomes Tavares
5 de abril, às 14h: Ciclo de palestras, no Colégio Pelotense
– ‘Práticas recomendadas em TEA e a importância da família’, ministrada por Rita de Cássia Rodrigues
– ‘Compreendendo a sexualidade das pessoas com TEA’, ministrada por Marlise Flório Real.
6 de abril, às 10h: Caminhada Azul (o início será na esquina das vias Andrade Neves e Bento Gonçalves e o percurso segue até a Prefeitura).

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.