Connect with us

Pelotas e RS

Funcriança na mira de Viana

Publicado

on

Viana participa de audiência pública que discute Funcriança em Pelotas

Depois de Caxias do Sul, Pelotas é a próxima cidade a sediar as audiências públicas da Assembleia Legislativa.

A reunião ocorrerá nesta sexta-feira, dia 29, às 14h, no plenário da Câmara de Vereadores. O deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) já confirmou presença.

O Fundo da Criança e do Adolescente (Funcriança) é o primeiro tema a ser discutido. Na semana passada, a Assembleia lançou uma campanha para incentivar a doação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas para o fundo.

“O contribuinte não irá destinar nenhum valor a mais. Através da sua ajuda, crianças e adolescentes poderão ter novas oportunidades”, declarou Viana.

Pelotas conta hoje com nove instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para receber recursos do Funcriança: Secretaria de Assistência Social (Programa Família Acolhedora), Secretaria Municipal da Educação, Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, Instituto Lar de Jesus, Associação Escola Louis Braille, Associação Atlética e Cultural Garotos da Lagoa, Escola Especial Professor Alfredo Dub, Exército de Salvação e Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.

O gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica), Cláudio Balreira, alerta que as instituições têm até 30 de abril para renovar seus cadastros e inscrever projetos.

Basta procurar o Comdica na Casa dos Conselhos (Rua Três de Maio, 1060). A instituição e as propostas passam por uma comissão avaliadora. Se estiverem aptas, podem receber recursos do fundo.

Segundo o Estatuto da Criança do Adolescente (ECA), 70% dos recursos são destinados a projetos como o Família Acolhedora, que tem como objetivo acolher, em ambiente familiar, crianças e adolescentes afastados do convívio de suas famílias por determinação judicial.

O restante é dividido entre as outras instituições cadastradas.

Na audiência pública de sexta-feira, também serão discutidos temas como Parcerias Público-Privadas, privatizações e concessões rodoviárias.

Como doar para o Funcriança

– Entre no site da Receita Federal e baixe o programa para declaração do Imposto de Renda

– Faça sua declaração de renda no modelo completo por deduções legais

– Veja o valor do seu imposto devido

– Selecione a opção Diretamente na Declaração – ECA

– Clique em Novo

– Escolha o município para sua destinação

– Escolha o valor a ser destinado (até 3% do seu imposto devido). O próprio sistema calcula o valor que pode ser destinado

– Gere o Darf e faça o pagamento até 30 de abril

– Mais informações: http://valoresqueficam.al.rs.gov.br

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading