Prefeitura retoma convênio para castrações de animais

Da Prefeitura |

A prefeita Paula Mascarenhas determinou, nesta sexta-feira (29), a retomada do convênio com a SOS Animais para viabilizar castrações de cães e gatos errantes e semidomiciliados em Pelotas.

Suspenso desde novembro de 2018, em consequência das dificuldades financeiras do Município – que exigiu a ampliação do contingenciamento orçamentário –, o serviço voltará a ser executado a partir da próxima semana.

“Esta iniciativa é do governo do ex-prefeito Eduardo e foi mantida na minha gestão por ser muito importante para a saúde pública e, também, o bem-estar dos animais. Foi muito difícil ter de suspendê-la no ano passado, mas trabalhamos desde o início do ano para encontrar formas sustentáveis de continuidade”, afirmou Paula.

O convênio com a ONG precisará ser ajustado a fim de ser compatível com a realidade financeira atual do Município. A partir de abril, a organização poderá fazer até cem operações mensais. Esse número passará para 160 a partir de julho.

Em outubro está prevista uma ampliação para 200 procedimentos. Até o fim do ano, serão investidos cerca de R$ 130 mil, beneficiando em torno de 1,5 mil cães e gatos. Até 2018, a SOS animais realizava até 500 castrações mensais ao custo de R$ 90,00 por intervenção.

O valor unitário será mantido.

Em quatro anos de parceria, mais de 15 mil animais já passaram pela cirurgia.

“É uma política pública importantíssima ao município e fico muito feliz de poder retomá-la. Espero que, em breve, a gente recupero o número anterior”, destacou a prefeita.

Como Funciona

A castração mantida pelo Município é destinada a cães e gatos de rua, semidomiciliados e pertencentes à população de baixa renda.

Os animais castrados pelo projeto recebem um chip de identificação, no qual são colocados quando estão anestesiados. Esse procedimento serve para identificar o proprietário do animal e o seu endereço. Para os bichos de rua, é descrito o local em que vivem.

Os semidomiciliados também estão em situação de rua, porém recebem alimentação dos moradores próximos das áreas nas quais circulam de costume.

Pelotas ganhará castramóvel ainda neste ano, prevê Paula

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.