Oito filmes sobre autismo

Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial do Autista.

Abaixo, oito filmes sobre o tema.

Publicado originalmente no site Adoro Cinema, que traz uma lista mais ampla.

FORREST GUMP

Uma das dúvidas que ronda o personagem interpretado por Tom Hanks neste drama é se ele é ou não autista.

No filme, Forrest Gump é apresentado apenas como uma pessoa com baixo QI. Contudo, para alguns profissionais de análise comportamental que trabalham com indivíduos no espectro do autismo, as atitudes de Gump oferecem sinais do transtorno.

Nem Hanks ou o diretor Robert Zemeckis chegaram a comentar se o personagem é ou não autista. Além disso, o autor da obra original, Winston Groom, publicou o romance em 1986, época na qual o autismo era pouco compreendido e não amplamente reconhecido pela maioria. Groom também nunca fez afirmações sobre o assunto, fazendo com que as especulações corram sem nenhuma certeza.

TUDO QUE QUERO

Dakota Fanning interpreta Wendy, uma jovem portadora de autismo submetida a uma rotina diária. Fã de Star Treck, ela deseja participar de uma competição de escrita. Decidida a entregar seu manuscrito, ela dribla sua cuidadora e sua irmã (Toni Collette), partindo em uma aventura sozinha.

GILBERT GRAPE – APRENDIZ DE SONHADOR

Primeira indicação ao Oscar de Leonardo DiCaprio, na época com 19 anos, o filme traz o ator interpretando Arnie, o irmão caçula autista de Gilbert Grape (Johny Depp). Após a morte do pai, Grape precisa cuidar do irmão e da mãe, além de sustentar a família. Sem entender as expectativas sociais, Arnie sempre se mete em algum problema, sendo super-protegido pelo irmão.

RAIN MAN

Raymond (Dustin Hoffman) é um homem autista com grandes habilidades matemáticas, cuja existência era desconhecida pelo irmão Charlie (Tom Cruise) até a morte do pai deles. Hoffman foi premiado como Melhor Ator no Oscar pela atuação no filme, que levou para casa outras três estatuetas.

UM CERTO OLHAR

Alex (Alan Rickman) dá carona a uma jovem e eles sofrem um acidente de carro, ocasionando a morte da garota. Decidido a encontrar a mãe dela, Alex vai até a casa de Linda Sigourney Weaver), uma mulher autista, que recebe a má notícia. Ela pede para Alex ficar até o funeral e os dois acabam desenvolvendo uma amizade, ela com suas singularidades e ele com seu próprio trauma.

O NOME DELA É SABINE

Neste documentário, a atriz francesa Sandrine Bonnaire conta a história de Sabine, sua irmã mais nova que é autista. O longa conta com filmagens feitas ao longo de 25 anos e expõe as consequências dramáticas que os pacientes com este distúrbio neurológico podem sofrer em instituições especializadas despreparadas.

FLY AWAY

Apresentando o relacionamento familiar entre Jeanne (Beth Broderick), uma mãe solteira, e Mandy, sua filha com autismo (Ashley Rickards). Uma história de amor que aborda o crescimento de Mandy, cujas necessidades mudam à medida que ela fica mais velha.

LOUCOS DE AMOR

Com disfunções emocionais, Donald (Josh Hartnett) e Isabelle (Radha Mitchell) possuem Síndrome de Asperger. Para poder levar uma vida normal, Donald precisa ter uma rotina no seu cotidiano, mas as coisas mudam quando ele a conhece no seu grupo de ajuda. Uma mescla de instabilidade e amor.

Veja mais no site Adoro Cinema.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.