Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

Bate-papo com Mateus: ‘Eu não liderei este movimento de saída; ao contrário, tentei impedir’

Publicado

on

Tu achas possível, num mundo dinâmico como o nosso, que uma pessoa caiba dentro de um ideário de um partido político?

Difícil.

Dá pra ter princípios rígidos fixos?

Creio que sim. As pessoas tomam decisões com base em seus valores pessoais. Não é que vamos encontrar um ideário que acomode as opiniões e convicções de todos. Mas nos valores e princípios, sim. O Novo poderia abrigar liberais e conservadores, não vejo problemas. Não precisa ter consenso. Agora, governança é importante pra mim. Se uma organização tem um “dono” e as decisões são tomadas na base do antigo “centralismo democrático”, aí fica difícil conviver. Eu decidi que não preciso conviver com isso.

Pode detalhar melhor os motivos de sua saída do Novo?

Foram varias frustrações, mas nada que superasse as virtudes do partido; é aquela história de ter “senso de proporção”. Outra coisa: nessa campanha, acabei filiando muito gente, sendo de certa forma “fiador” destas filiações. E muitos estavam incomodados há mais tempo, e eu tratei se segura-los o quanto pude.

Além do ti, mais filiados do Novo estão saindo do partido. Até que ponto é uma decisão pessoal, até que ponto é coletiva?

Eu não liderei este movimento de saída; ao contrário, tentei impedir; mas quando ficou evidente que não havia o que fazer em relação à governança (regras para 2020 foram a gota D’água pra essa turma), eles resolveram sair; e eu resolvi acompanhar.

Mateus explica em carta por que se desfiliou do Novo

Partido Novo solta nota sobre saída de Mateus Bandeira

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pandemia

Caso de covid suspende eleição de presidente do Instituto João Simões Lopes Neto

Publicado

on

A eleição e posse do novo presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, marcada para ocorrer ontem, sexta, 16, à noite, foi suspensa.

Um dos candidatos a presidir a Casa foi diagnosticado com covid-19.

João Simões Lopes Neto

Continue Reading

Pandemia

Prefeitura diz que houve erro no Painel Covid e que há menos internados

Publicado

on

Atualizado: 23h13

O painel com os dados da evolução da covid-19 em Pelotas, no site da prefeitura, informou neste sábado, 16, percentagens de ocupação de leitos superiores a 100%.

115.3% a ocupação geral e 130.6% nos leitos de UTI.

O Amigos perguntou à assessoria da prefeitura como explicava aquelas percentagens.

Segundo a prefeitura, “houve algum erro. Não sabemos ainda se foi erro de digitação ou erro no sistema. Estamos apurando e vai ser corrigido.”

A prefeitura diz também que “Pelotas tem 78 pessoas internadas, não 136, como informa o Painel. 16 pacientes em UTI e 62 em enfermaria.”

Confira abaixo as duas tabelas.

Continue Reading

Pandemia

Pelotas registra 66 novos casos de covid neste sábado

A ocupação geral de leitos, que estava em torno de 30%, estável, vem subindo crescentemente

Publicado

on

Atualizado: 22h39

Pelotas registrou neste sábado 66 casos novos de pessoas com covid-19.

36 mulheres e 30 homens, com idades entre três e 79 anos.

Mais cedo, segundo dados do Painel Covid, no site da prefeitura, a cidade tinha 136 internados: 25 em leitos de UTI (75.8% de ocupação) e 111 em enfermaria (130.6%). Mais tarde, a prefeitura, consultada, explicou que houve um erro no Painel.

“Pelotas tem 78 pessoas internadas (66,1% de ocupação), não 136, como informava inicialmente o Painel: 16 pacientes em UTI (48,5%) e 62 em enfermaria (72,9%)”, afirmou a assessoria de imprensa do Paço Municipal.

Em setembro, Pelotas se manteve com vinte e poucos casos novos ao dia. A ocupação geral de leitos, que estava em torno de 30%, estável, subiu em outubro. Ontem (15 de outubro) a ocupação estava em 65%. Hoje, 16, a ocupação está em 66,1%.

Ontem faleceu um rapaz de 37. E um de 20.

A prefeitura, consultada, respondeu:

“Nos últimos dias as internações estavam acima da verificada hoje, 66. Estávamos tendo em torno de 100 novos casos por dia. Mas a taxa de transmissão caiu. Chegou a estar em 1,4, caiu para manos de 1 e hoje está em 1,04. Ou seja, já estivemos em situação um pouco mais grave. Pelotas é o município da região que pratica ainda as maiores restrições. Todos os outros aderiram aos protocolos estaduais, que são mais flexíveis”.

Continue Reading

Em alta