Governo vai inaugurar na Paraíba centro de testes de tecnologias de dessalinização

Jair Bolsonaro anunciou nas redes que em breve será inaugurado o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, em Campina Grande (PB), projeto do ministro Marcos Pontes.

O CTTD vai absorver o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lançado em 2003 pela então ministra Marina Silva.

Coordenador do projeto, o engenheiro Kepler França disse a O Antagonista que o novo centro vai aferir equipamentos de dessalinização nacionais e estrangeiros.

“A ideia é exatamente testar equipamentos e tecnologias que visem a potabilidade de águas subterrâneas, normalmente impróprias para o consumo humano.”

Segundo ele, o atual governo “despertou para um problema antigo que afeta o semi-árido”.

“Esses testes vão gerar atestados para que as empresas possam participar de licitações, tanto em nível estadual como no federal. Também vamos testar equipamentos fabricados no exterior. EUA, Japão, Alemanha e Israel têm tecnologias semelhantes para purificação de águas salobras ou do oceano. Tudo isso dará margem para o intercâmbio de informações e melhoramento tecnológico.”

 

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.