Prefeitura avisa que requalificou a UBS do Arco-íris

Prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz realizam a reinauguração da UBS Arco Íris, reformada pelo MOP – Foto: Gustavo Vara

Luíza Meirelles | Da Prefeitura |

O município de Pelotas, mais especialmente, a área da saúde registrou um momento especial nessa quinta-feira (4). Mais uma unidade de atendimento foi entregue à comunidade depois de ser requalificada com obras na sua infraestrutura; desta vez, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Arco-íris aos moradores da região.

A reforma, além de representar um melhor acolhimento aos cerca de 60 usuários que procuram a UBS diariamente, marca o 25ª prédio revitalizado com a assinatura do Mão de Obra Prisional (MOP) – projeto de ressocialização do Pacto Pelotas pela Paz. Sobre a segunda chance oferecida aos apenados envolvidos na obra, a prefeita Paula Mascarenhas afirmou ser papel da sociedade possibilitar novas oportunidades.

Portas abertas

“Todos têm o direito de transformar suas vidas, mas, para isso, é necessário que portas sejam abertas. O MOP já é referência no Rio Grande do Sul e o resultado das obras impressiona”, disse a prefeita, mencionando que, inclusive, especialistas na área da construção civil elogiam o trabalho executado pela mão de obra prisional. Paula também falou sobre os desafios inerentes à Saúde, reforçando que o Município está atento e mobilizado para resolver as adversidades. “Os desafios são muitos, mas nós, juntos, também não somos poucos”, afirmou, reportando-se aos moradores presentes, a quem agradeceu pela atuação engajada em prol da comunidade.

Solução aos problemas

A enfermeira e chefe da UBS, Ana Maria Rodrigues, aponta que problemas crônicos no prédio, como mofo e infiltrações, atrapalhavam a rotina da unidade; realidade que mudou desde março com o fim da obra. “Agora o processo de trabalho fica muito mais efetivo e o atendimento bem mais acolhedor”, pontuou. Cerca de R$ 25 mil foram investidos pela Prefeitura.

Entre as melhorias, a construção de um novo telhado, pintura interna e externa, recuperação do mobiliário, reforma nas grades e aplicação de azulejo nos consultórios. Com a intervenção do MOP, uma nova sala de esterilização foi disponibilizada na UBS. Além disso, calçadas foram construídas ao redor do prédio, que teve as pias restauradas e ganhou um espaço próprio para descarte de lixo. Sistemas elétrico e hidráulico também receberam benfeitorias.

A secretária de Saúde, Ana Costa, ressaltou a mobilização dos moradores em buscar melhorias para a localidade. “Podem ter certeza que a gestão está junto com vocês para qualificar o que precisa ser melhorado e preservar o que necessita ser conservado”, acrescentou.

Uma nova chance

Gustavo Martins, representando os oito apenados que atuaram na obra, destacou a felicidade do grupo em converter a nova chance oferecida a eles em uma melhoria tão importante para o bairro. Também agradeceu o acolhimento dos moradores que, além de proporcionarem uma boa convivência durante os dois meses de reforma, ofereceram um almoço de confraternização para marcar a sua conclusão. “É esta a transformação social que a gente precisa”, comentou a prefeita sobre o episódio.

Juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Marcelo Malizia Cabral atribuiu ao Pacto Pelotas pela Paz, conduzido pela Prefeitura, os resultados positivos na área da segurança pública nos últimos 15 meses, como a redução de todos os índices de criminalidade e a implantação de projetos de prevenção.

“O Pacto e estes apenados provam que com uma segunda chance, ao saírem da prisão, podem viver com dignidade. São pessoas que mostram que nós, enquanto seres humanos, erramos mas, quando temos oportunidades, podemos nos reconstruir”, disse o juiz da VEC.

A UBS Arco-íris fica localizada na avenida Peri Ribas, 523, conta com a atuação de 15 profissionais e a estrutura de 12 salas de atendimento. O vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Obras e Pavimentação e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Luiz Eduardo Tejada e Antônio Ozório; o delegado penitenciário, Mateus dos Anjos; e o ouvidor da Prefeitura, Jone Soares, também acompanharam o ato de entrega.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.